O Brasil tem muitas dunas em toda a faixa costeira.
A vegetação densa da duna protegida da ação do homem. |
O Brasil é um país de uma extensão gigantesca de 7,491 km de faixa costeira. Há enormes diversidades naturais como praias, dunas, ilhas, baías e arrecifes. Esse paraíso natural fica às margens do Oceano Atlântico. Contudo, as praias populosas não existem mais dunas. Este bioma importante foi substituído por avenidas para atrair turistas.
Se você viajar por toda a faixa marítima, perceberá a intensa quantidade de dunas de todos os tamanhos e alturas, sobretudo, naquelas praias pequenas. Principalmente aquelas as quais estão ainda desabitadas.
Leia mais: Venha olhar o pôr do sol na praia
Elas permanecem em seu estado natural de criação, resultados dos muitos anos de trabalhos ou ação do vento e das marés altas recorrentes em diversos períodos do ano, sob a influência das fases da Lua. Notadamente nas fases da Lua nova e minguante, onde os eventos das marés altas são mais intensos. Nestes eventos naturais produzidos pela atuação da gravidade do Sol sobre a Terra, faz com que os oceanos se agitem e provoquem as grandes ressacas (marés altas) e a formação das dunas na faixa costeira do litoral do Brasil e do mundo.
As prefeituras retiram as dunas, para ganhar dinheiro com os turismos.
É lamentável, nas capitais e regiões litorâneas banhadas pelo, o Oceano Atlântico, onde ninguém mais conhece dunas. No entanto, porque as prefeituras já retiraram este bioma natural tão importante para o equilíbrio do ecossistema e de todo o clima.
Leia mais: Os especuladores imobiliários destroem as dunas.
Elas construíram lindas e largas avenidas para transformar as capitais em Cidades atrativas para os turistas e assim, ganhar muito dinheiro com o público que vem passar férias no período de altas temporadas com grande fluxo de visitantes tanto nacional, quanto internacional. Elas destroem com este bioma importante para a preservação da fauna e da flora das dunas do Brasil.
Contudo, há momentos em que a natureza quer de volta o que foi retirado indevidamente dela. Entretanto, como a natureza é sábia ela dá uma excelente resposta aos agressores a altura das agressões sofridas em tempos remotos. A força do mar é incomensurável e nos episódios das marés altas em sequência destrói tudo que está à sua frente porque o que está ali, é desarmônico ao (ecossistema) marítimo.
O homem em nome do lucro a qualquer preço e meios invade o que não pertence.
Até agora o homem não aprendeu a viver em harmonia com a natureza.
Infelizmente o homem ganancioso até o momento não quer aprender a conviver harmoniosamente com todos os biomas e ecossistemas os quais compõem o complexo do meio ambiente. Ele quer propositalmente destruir as florestas poluindo-as, queimando-as e poluindo-as. Assim dessa forma age-se a fauna com todos os ecossistemas naturais do Brasil e do mundo.
No Brasil os gananciosos destroem as áreas as quais são de preservação ambiental. Muitos burlam as leis do código florestal e constroem em lugares proibidos os condomínios e hotéis luxuosos, tudo na ilegalidade. Assim eles fazem com as dunas e com os locais de florestas tropicais amazônicas, parques de preservação dos diversos biomas brasileiros que têm a fauna e flora extintas ou em processo de extinção.
Muitas dunas são destruídas nas regiões das zonas marítimas brasileiras.
Contudo, é imperativo que os órgãos ambientais dos municípios litorâneos, com os estados e a federação se unam para combater essa prática criminosa contra os biomas brasileiros.
Sejam as dunas, a floresta amazônica, o Pantanal, o cerrado brasileiro, a caatinga e os restolhos da Mata Atlântica do Brasil e os pampas gaúchos. Todos precisam de cuidados especiais contra todos os tipos de invasões, com o objetivo de ganhar dinheiro com a devastação da natureza.
O homem aprende a respeitar a natureza ou ela acabará com ele.
A vegetação em crescimento das dunas do Litoral Norte Gaúcho. |
Portanto, é preciso uma política pública educacional, em âmbito nacional, para conscientizar a população da importância do bioma das zonas das dunas marítimas; para todos os habitantes e os turistas.
Além disso, é necessária uma fiscalização ostensiva por parte de todos os órgãos ambientais de todas as esferas administrativas do país para coibir quaisquer tentativas de invasões que venham prejudicar este bioma que compõem o ecossistema importante para o equilíbrio climático do Brasil.
Todavia, essa mesma tática deve ser aplicada para todos os biomas do Brasil. Hoje o fator climático é o tema de discussões atuais e permanentes no Brasil e no mundo.
A natureza precisa ser respeitada por toda a humanidade. Entretanto, o homem decide preservar a natureza sob todos os sentidos, ou será destruído a médio e a longo prazo pela fúria dela em forma de resposta correspondente ao nível de agressões sofridas ao longo de muitos anos.
Todavia, a natureza em sua sabedoria trabalha lentamente e num dia imprevisível responde além das agressões sofridas através da insensibilidade humana.
O desenvolvimento econômico é imprescindível no País. Entretanto, precisa ser abalizado nos processos de sustentabilidade, os quais devem abranger todos os “habitats” e biomas do Brasil.
A duna de areia em processo de formação. |
A vegetação densa das dunas. |
O gigante monte de areia movediça pela força do vento. |
A duna fixa já tem árvores grande e vegetação rasteira. |
A duna coberta com uma vegetação rasteira. |
A duna com a vegetação rasteira e árvores grandes. |
A duna movediça e no topo uma árvore a ser soterrada em breve. |
A linda foto mostra o esplendido Pôr do Sol sobre as dunas. |
A duna em formação pela ação do vento. |
Comentários
Postar um comentário
Por gentileza deixe seu comentário é muito importante para nosso trabalho.