O dia da posse do Presidente Lula e da democracia no Brasil foi histórico.
Lula e Janja chegam ao Congresso Nacional para o ato de posse. Foto: Ricardo Stuckert |
Nesta posse do terceiro mandato do Presidente Lula, foi diferente das duas primeiras, entretanto, histórica porque a sociedade através das 8 pessoas representou o país; passou a Faixa Presidencial ao Chefe de Estado brasileiro. Significa que a nação se reencontrou consigo mesma neste ato oficial de transmissão de cargo do Presidente da República Federativa do Brasil.
Brasília, a Capital Federal do Brasil, neste dia 1.º de janeiro de 2023, estava com um céu claro e azul, simplesmente perfeito para a festa da democracia e da posse do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O primeiro Chefe de Estado do Brasil a ser eleito através da soberania do voto popular foi empossado três vezes. Contudo, foram dois mandatos consecutivos nos anos de 2003 a 2010 e após o intervalo de 20 anos, voltou a assumir o poder através da vontade da maioria da população brasileira, materializada com os estrondos sessenta milhões, trezentos e quarenta e cinco mil, novecentos e noventa e nove votos (60. 345. 999) votos ou eleitores que disseram sim, em 30/10/22 e votaram no candidato, Lula.
Contudo, assim ocorreu o reencontro do Brasil com o seu povo, a democracia, através do representante legítimo na Pessoa do Presidente Lula, por meio da soberania do voto, o levou pela terceira vez à Presidência da República. No entanto, ontem foi, sim, histórico para a democracia do Brasil, da América Latina e do Mundo.
A 3.ª posse do Presidente Lula, foi histórica e cheia de simbologia popular.
Contudo, no primeiro de janeiro de 2023 a população participou daquela linda festa de posse histórica. No entanto, não foi simples coadjuvante, entretanto, protagonista ao subirem com o Presidente Lula na famosa rampa do Palácio do Planalto, para receber a Faixa Presidencial. Não obstante, das mãos da nação, que teve uma simbologia nacional para que assumisse o Poder de chefe do país. No entanto, desta vez vieram representantes dos mais diversos segmentos da população brasileira. Aquela imagem da cerimônia da transmissão da faixa presidencial é histórica e ficará gravada na mente de quem estava lá, in loco, e de todos os brasileiros que acompanharam via a mídia e o mudo todo. Foi sim, uma posse histórica e repleta de muita simbologia para este novo período da história do país que será a materialização da definição da democracia: “governo do povo e para o povo”.
O elo democrático destruído em 2016, agora é unido com a posse do (Lula).
Aquele hiato que se gerou com o enfraquecimento do regime democrático no país desde 31/08/2016, com o golpe parlamentar contra a Presidenta Dilma Rousseff. Agora foi restabelecido neste 1.º de janeiro de 2023 com a posse e logo em seguida a festa popular o festival do futuro nas Esplanadas dos ministérios em Brasília e melhor ainda paz total.
O presidente Lula para chegar ao dia da glória da posse enfrentou a eleição mais dura dos últimos tempos no Brasil. No entanto, o Chefe de Estado brasileiro voltou a governar este país com a ousadia do povo, que enfrentou as táticas criminosas dos fascistas, de enfrentar as mentiras, aos ataques permanentes da extrema-direita que estava do desgoverno e que em 4 anos, deixou vários vieses ruins. Portanto, agora a missão do Novo Presidente é a reconstrução do Brasil que está quebrado, há muitas fendas de extremismos e ódio a serem resolvidos. “Defendemos a plena liberdade de expressão, cientes de que é urgente criarmos instâncias democráticas de acesso à informação confiável e de responsabilização dos meios pelos quais o veneno do ódio e da mentira são inoculados. Este é um desafio civilizatório, da mesma forma que a superação das guerras, da crise climática, da fome e da desigualdade no planeta”. (Fonte do leia mais: discurso de posse do Presidente Lula).
A reconstrução do Brasil começou logo após a posse.
Portanto, o país precisa de urgência em tudo, e no fim da cerimônia de posse no Congresso Nacional, o discurso no parlatório, o presidente recebeu os cumprimentos dos chefes de estados internacionais presente e enquanto a festa rolava no festival do futuro, nas esplanadas dos ministérios em Brasília. O Novo Presidente foi trabalhar e já assinou as primeiras medidas impactantes, assim prometidas em campanha eleitoral. O Brasil tem urgência e não se deve perder tempo, mãos à obra para reconstrução deste país gigantesco com muitas carências e sofrimentos inaceitáveis da população que precisam ser resolvidas.
Contudo, o grande trabalho do Presidente Lula e seus ministros será, sim, difícil para erradicar a fome, o desemprego, a inadimplência, e principalmente pacificar a nação. Além do mais, é necessário o resgate da soberania Nacional e integração do Brasil com o mundo, porque foram 4 anos de isolamento e atraso.
Todavia, a (reconstrução) país é este grande projeto a ser efetuado durante estes 4 anos de trabalhos para cuidar com zelo do povo e da nação sob todos os aspectos.
O discurso do Presidente Lula no Parlatório.
Comentários
Postar um comentário
Por gentileza deixe seu comentário é muito importante para nosso trabalho.