Enquanto ninguém tem reajuste salarial, mas a energia encarece.
A foto mostra o poste de transmissão de energia elétrica |
O último índice médio de preços das tarifas da luz elétrica será de 7,32%. A antiga (antiga porque será privatizada em breve ) CEEE-D abastece 1,716 milhão de unidades consumidoras. O setor Que se compreende as residências, comércio, área rural e iluminação pública, terá alta de 8,32.
O setor industrial que está em rede de alta tensão terá aumento de 5,24%, Tudo sob as bênçãos da (ANEEl) Agência Nacional de Energia Elétrica.
É incrível! parece piada, mas é a realidade, antes fosse. A partir do próximo domingo 22/20 os consumidores da CEEE pagarão mais caro a energia elétrica, será um reajuste de 7,32%. Porém enquanto isso ninguém tem reajuste salarial há muitos anos e especialmente agora, nesta crise econômica e turbinada com a força da pandemia da covid-19.
Atualmente nenhum trabalhador que ainda tem algum tipo de trabalho se arrisca a pedir ao empregador aumento salarial. Num país onde o índice de desemprego ronda ais dígitos de 13 a 14 milhões de desempregados, essa empresa estatal tem a pachorra de aplicar um tremendo reajuste nas contas de luz para quem recebe zero de reajuste salarial é autenticado através da ANATEl à agência reguladora de energia do país.
Essas empresas não tem o mínimo de sensibilidade com a situação de penúria naquela passa todos os brasileiros seja que perdeu o emprego ou não em razão da pandemia. É simplesmente impossível fechar as contas mensais quando se tem zero de aumento salarial e quando recebe mais um reajuste incompatível com o que se recebe. E os milhões de cidadãos que não tem nem uma espécie de fonte de renda. Como irão viver?
A situação é tão preocupante que as famílias são obrigadas a decidirem entre comer ou pagar a conta de luz mensal. Como no Brasil não existe governo federal e estadual que possa intervir nesta empresa de serviços essenciais para a sociedade elas fazem o que é n mais lucrativo para elas e nunca pensarão na situação atual da população brasileira e especificamente dos gaúchos atingidos por mais este pesado aumento de preços nas tarifas de energia elétrica da Companhia Estadual de Energia Elétrica. A solução para milhares de usuários é utilizar alternativas perigosas para manter a iluminação na casa. Exemplo usar velas e o antigo candeeiro, mas aconselho não usar estes meios perigosos, para evitar acidentes. Aconselho pedir ajudas ao setor público como o Ministério Público Estadual, assistência social do município e outros setores da sociedade para evitar o corte da energia elétrica nas residências das famílias carentes e de extrema pobreza, que não são poucas no Estado do Rio Grande do Sul. A pobreza voltou a partir do golpe de 2016 e se agravou de maneira extrema na era bozonarista.
As explicações tresloucadas dos tecnocratas para reajustar as tarifas da luz.
Os burocratas e tecnocratas encontram explicações para tudo, No entanto pode convencer alguns, mas a maioria da população não convence e ninguém aceita um absurdo desses, Contudo convento ou não, aceitando ou não o governo do Estado aplica sem o mínimo de sensibilidade esta inenarrável tarifa da energia elétrica no bolso vazio dos consumidores gaúchos ligados a esta empresa ainda estatal.
Os tecnocratas esquecerem de avisar para a população que este reajuste é para valorizar as ações da companhia para o leilão de privatização primeiro semestre de 2021. O edital será em fevereiro, para ser vendida a última fatia que ainda é estatal e passará a ser uma concessionária internacional para gerir esse resto de patrimônio público dos gaúchos.
Todavia antes de entregar para alguma empresa multinacional é necessário valorizar as ações no mercado financeiro, mas com o sangue e o suor de todos atingidos por este aumento.
Doa a quem doer o importante é onerar os preços, não levando em consideração consideração que pode ou não pagar as faturas mensais.
O importante é aparecer uma empresa robusta na hora do leilão.
A Foto mostra como era a fatura antes de ser privatizada. |
A CEEE foi fundada em 1/02/1943 e desde então tem prestado amplo serviço no setor de energia elétrica a preços acessíveis, mas os últimos governadores começaram a privatizar e apenas restou uma pena fatia desta empresa grandiosa, que já tem data marcada para ser entregue a presos irrisórios a iniciativa privada e depois a população acará com as consequências dos altos preços nas tarifas da energia para todos os usuários nas mãos dessas empresas estrangeiras que somente pensam nos altos lucros em cima da miserabilidade do povo.
O mais grave é que todas estas coisas ocorrem em qualquer parte do país e a nação assiste de camarote com o show montando pela mídia a serviço do capitalismo selvagem e ninguém faz nada. Quando pensam em reclamar não tem mais volta porque tudo foi consumado sob a pachorra do povo.
Sendo assim, no Brasil tudo é fácil de fazer diante de uma população passiva. Só para relembrar fizeram a reforma trabalhista e roubaram os direitos sociais. Fizeram a reforma da Previdência e levaram a aposentadoria.
Agora por último em plena pandemia queriam privatizar o SUS houve alguns gritos, recuaram, mas em breve a extrema direita poderá fazer mais uma investida e vender o SUS. Depois do golpe de 2016 o Brasil se transformou numa nação passiva e fleumática
Comentários
Postar um comentário
Por gentileza deixe seu comentário é muito importante para nosso trabalho.