Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

A lenda do chefe Fujão.

Da Política às Pistas de Fuga. Em Fugópolis, a capital da esperteza e do desaparecimento, reinava supremo o Chefe Fujão. Desde a infância, ele era um mestre da camuflagem, capaz de se transformar em uma poça d'água ou num grão de areia quando a situação apertava. Na escola, enquanto os outros faziam lição de casa, ele estava ocupado traçando rotas de fuga por baixo da carteira. Ao ingressar nas forças armadas, sua carreira foi uma comédia de erros, ou melhor, de fugas. Ao invés de defender a pátria, ele defendia seu próprio umbigo, desertando em missões importantes para ir pescar. Seus superiores, exasperados, o expulsaram com um sorriso amarelo e um conselho: "Vá pescar em outro rio!" A política foi o próximo capítulo dessa saga épica. Eleito deputado, Fujão se dedicou a uma atividade insuspeita: a arte de não fazer nada. Seus discursos eram tão longos e incoerentes que até os próprios colegas cochilavam. Mas sua maior habilidade era a de parecer ocupado enquanto bocejav

Ciclone Bomba no Brasil.

Fenômeno meteorológico incomum na Região Sul do Brasil. 

Ciclone Bomba na Região Sul do Brasil.
Ciclone Bomba na Região Sul do Brasil.
O dia 30 de junho de 2020
será lembrado na história da meteorologia, como o dia da explosão atmosférica denominado de ciclone bomba; no Sul do Brasil. Este fenômeno meteorológico aterrorizou a vida dos brasileiros que habitam a Região Sul do Brasil. Esta Região se compreende os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Parará. 
Estes três Estados foram os mais atingidos com os efeitos do Ciclone Bomba. Os ventos sopraram numa velocidade perigosa entre 100 até 160 Km/h em algumas localidades. Entretanto, nesses municípios os danos foram maiores. Muitas casas ficaram destelhadas, prédios e muitas casas foram destruídas. Além de queda de barreiras nas rodovias e muitas árvores fora levada ao chão sobre as casas, ruas, avenidas e na rede elétrica contando a energias para muitos habitantes desses três Estados do país. 
Milhares de pessoas permanecem sem energia elétrica e água potável. Os estragos foram danosos do ponto de vista material, porém o mais triste foi para as famílias que perderam seus entes queridos neste fenômeno incomum no Brasil. 
Os danos foram grandes e certamente levará tempo para ser reconstruídos nos municípios atingidos pela fúria desde Ciclone Bomba. O Estado onde ocorreram as maiores perdas foi o de Santa Catarina e infelizmente aconteceu 11 mortes em Santa Catarina e 1 no Rio Grande do Sul. 

Entenda o que é o Ciclone Bomba. 

“É um ciclone que se intensifica muito rapidamente. Quando a pressão do ar cai 1 hPa por hora - hectopascal (hpa) é a unidade de pressão do ar - temos uma bomba. Esses ciclones são, em média, 5,1hpa mais intensos que os ciclones "tradicionais" ou não explosivos. Isso quer dizer que tem potencial de provocar ventos em até 60% mais intensos que a maior parte dos ciclones. No caso deste da última semana, o que chamo atenção é que ele se formou sobre o continente. Algo não tão comum desses ciclones que na maior parte das vezes tem a formação sobre os oceanos. Com isso, não tão impactantes e menos frequentes”. (Fonte: Leandro Puchalski: é o meteorologista da (NSC) 

O que se pode fazer em situações dessa envergadura. 

A natureza é surpreende e suas ações são impactantes. Realmente a natureza é surpreendente para todos os humanos. A força a qual ela vem e age é incomensurável em cada evento meteorológico específico e inesperado. Assim sendo dessa intensidade, todos provocam fatos impactantes, dependendo do grau de intensidade esses eventos meteorológicos são assustadores e aterrorizantes. Se estiver na rua é recomendável procurar abrigo seguro para evitar acidentes. Se estiver conduzindo veículos na rua ou nas grandes rodovias é recomendável parar e procurar estacionamentos seguros até amenizar o vento e a chuva quando estiverem fortes e torrenciais. Nunca seguir viagem em condições de tempo severas como este do ciclone Bomba e outros semelhantes. Geralmente nessas condições de tempo severo pode sofrer acidentes provocado através da força do vento como queda postes, rede elétrica, árvores e barreiras. É recomendável antes consultar as condições do tempo nos sites especializados no monitoramento climático para evitar problemas, se necessário adie a viagem para não ser pego de surpresa assustadoras durante o trajeto da vigem. Principalmente nessa época do ano, o inverno onde as tempestades na Região Sul são severas. Se estiver em casa já mais sair para rua e se perceber que a casa começar a correr riscos procurar locais mais seguros dos vizinhos antes que, possa ocorrer algum acidente. Nunca subestimar o poder de força arrasador da natureza é sem prudente a respeitar em todos os períodos do ano e seguir as orientações da defesa civil como agir em momentos difíceis que a natureza nos impõe. O importante sempre procurar preservar a vida em quaisquer circunstâncias que o clima do nosso país nos colocar a prova e grandes desafios a serem resolvidos depois desses eventos perigosos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

A família Barros no Brasil e no mundo.

O apelo é desafiador. Família Barros. Após diversos apelos de familiares, amigos e descendentes da Família Barros, solicitamos realizar uma pesquisa e elaboração de um artigo sobre nossas origens. Agora tomei coragem e assumi esta responsabilidade de efetuar este trabalho. Uma tarefa desafiadora, mas, ao mesmo tempo, muito interessante para conhecermos nossas raízes. Em psicologia, é possível compreender a inquietude provocada pela busca do homem por sua identidade familiar. A curiosidade de saber onde estamos, de onde viemos e de onde as nossas origens foram originadas é dever do ser humano. É uma tarefa difícil, mas, gradualmente, vou construindo essa trajetória histórica. Informo que este é um trabalho de análise histórica genérica e não uma genealogia de uma família específica.  Dessa forma, considero este trabalho como um esforço inicial, dada a magnitude desta família, que está dispersa pelo Brasil e pelo mundo.  No entanto, acredito que ele pode ser aprimorado com a ajuda dos le