Desafios e soluções urgentes para a educação pública no Rio Grande do Sul livro-crise-educacao-professores-rs . O Rio Grande do Sul, que já foi símbolo de excelência educacional no Brasil, enfrenta hoje uma crise multifacetada que ameaça o futuro de seus estudantes, professores e da sociedade na totalidade. Da precarização da infraestrutura ao impacto das enchentes, passando pela desvalorização da carreira docente e a possibilidade de privatização da educação pública, os desafios exigem uma resposta urgente e coletiva. Este artigo explora a gravidade da situação e propõe caminhos para enfrentar esses problemas de forma sustentável e eficaz. O Passado como Modelo de Excelência! Nas décadas de 1960 a 1980, o RS era reconhecido pela qualidade das escolas e pelo compromisso com a formação integral dos alunos, inspirado por práticas trazidas por imigrantes alemães e italianos. Apesar desse histórico de sucesso, o cenário atua...
O covid-19 gerou a pandemia do século XXI e mudou o comportamento entre os seres humanos.
![]() |
COVID-19 |
Todos os países estão tomando suas precauções recomendadas de combate a esse vírus com o cancelamento dos eventos públicos em geral, esportivos, particulares, escolas e universidades, teatros e cinemas encerraram as suas atividades. O turismo foi afetado drasticamente em todos os países, uma situação sem precedentes neste século.
Em todos os países existem muitas pessoas em quarentena para evitar a propagação do vírus. Fechamento de fronteiras, cancelamentos de voos é o mundo em guerra contra essa doença que até o momento, nem a medicina e nem a biologia descobriram a sua fórmula científica. O que se sabe é que ela de fácil contágio e já infectou milhares de seres humanos e abreviou milhares de vidas em todo o Planeta Terra. Segundo os médicos os sintomas são diferentes da gripe comum, que confirma que não é gripe, mas o covid-19. Os sintomas do coronavírus são: febre, dor de cabeça, tosse seca, diarreia e falta de ar ou dificuldades para respirar. Não perca tempo se sentir esses sintomas procure imediatamente os serviços médicos de sua cidade.
É fato! A humanidade está sob ameaças através desse vírus misterioso, que até o momento não tem vacina eficaz para eliminar esse vírus poderoso da humanidade.
A vida é frágil e precisa ser valorizada e respeitada entre todas as pessoas diariamente.
![]() |
A vida humana é frágil, |
O que lições se pode tirar dessa pandemia do Século XXI.
![]() |
Covid-19 |
Ninguém é melhor ou superior aos seus semelhantes, todos são iguais e precisam serem respeitados.
É o momento de excluir a arrogância e ver o outro com igualdade e com a mesma fraqueza existencial. Todos estão no mesmo barco da fragilidade da vida.
É o momento de começar a amar e respeitar mais e mais a todos.
Eliminar os preconceitos, as diferenças sociais, o ódio ideológico, as intolerâncias e olhar o outro como seres humanos carentes das mesmas necessidades existenciais.
Não importa se alguém tem poder político e econômico todos terá a finitude da vida, mais cedo ou mais tarde, irá habitar no mesmo local da igualdade corpórea. Evidentemente para quem crer na Ressurreição, a morte não será o fim, mas o início da vida eterna. Quem não crer nessa verdade Divina, só resta uma saída, a vida se resumir na podridão dos túmulos e seu corpo servir de alimento para os vermes; outros se transformar em cinzas após. o rápido processo de cremação; é uma realidade triste! Todavia respeito quem pensa e acredita nessa finitude da vida de maneira simplória e pensa que tudo findará aqui no campo terreno e nada mais.
Essa guerra contra o covid-19 vai longe.
![]() |
Covid-19 o vírus que assombra o mundo com tantas mortes. |
Os números de mortes e contagiados são impressionantes e órgãos de controle epidemiológicos afirmam que a situação pode se agravar nos próximos meses. É complicado falar em números exatos porque as autoridades responsáveis atualizam constante os novos casos de contaminação e mortes. Todas as horas não para de surgir novos e novos casos em todo o mundo. Hoje dia 17 de março de 2020 foi confirmado a primeira morte na maior Cidade do país, São Paulo. A última atualização dos casos no Brasil Segundo o Ministério da Saúde já são 291 confirmados e 1 um óbito.
Resta seguir à risca as recomendações das autoridades da área da saúde para evitar a propagação desse vírus assustador até que se encontrem a vacina para a sua eliminação do Planeta Terra, todos são responsáveis por si e a coletividade.
Comentários
Postar um comentário
Por gentileza deixe seu comentário é muito importante para nosso trabalho.