Caruaru e Campina Grande são as capitais do forró do Nordeste.
O gifs representa a fogueira junina. |
Você que não mora no Nordeste do Brasil, se quiser, pode ir lá se divertir com as festas juninas durante todo o mês de junho. Essas festividades ocorrem durante todos os dias, por isso vem esse nome de festa junina. É o período mais animado daquela região do país.
O principal foco são os bailes, ao som da (sanfona, triângulo e outros instrumentos musicais) em todas as cidades, nas duas principais capitais do forró (gênero musical tradicional do Nordeste) Caruaru em Pernambuco e Campina Grande na Paraíba. São nessas duas grandes cidades que a população respira e dança o forró.
O forró é a música mais animada, a mais tradicional dessas duas cidades, é de todo o Nordeste. Geralmente as festas juninas os participantes vão aos salões de bailes vestidos a rigor, estilo caipira. Assim, os salões de festas juninas têm as suas decorações que lembram as coisas roças.
Os turistas invadem o Nordeste em junho.
Nesses dias de festas vem turistas do mundo inteiro para participarem dos badalados divertimentos, em homenagem a São João e Santo Antônio (Esse é conhecido como o prodigioso casamenteiro) da região. Muitos solteiros(a) aproveitam esse período para fazerem suas promessas ao Santo para encontrarem o seu amor. Até alguns afirmam que são atendidos e desencalham no ano seguinte e se casam no mês de junho. Em razão dessa crença que muitos apaixonados, se casam nos meses de maio e principalmente em junho para agradar o Santo que é o gerenciador do casamento.
A culinária e as redes hoteleiras nas festas juninas.
As fotos mostram os pratos típicos a base de milho das festas juninas do Nordeste. |
Outro forte elemento durante os festejos de junho, é a culinária nordestina, que geralmente é produzida à base de milho. Os habitantes produzem muitos pratos típicos, saborosos e os turistas amam a culinária do povo criativo do Nordeste brasileiro. As redes hoteleiras da região têm uma fatura excelente nesse mês do ano. Os hotéis permanecem com suas capacidades máximas e da mesma forma as pousadas preparadas para receberem turistas do Brasil e do mundo que são exigentes, em conforto e comodidade. Assim também as companhias aéreas faturam alto com as festas de junho no Brasil. Os aeroportos geralmente nesse período ficam lotados, é considerado como alta temporada semelhante à do Carnaval.
O importante é que durante esse período das festas juninas, a economia da região recebe um ótimo fôlego em dinheiro, tudo porque se ampliam os investimentos nos negócios. Muitos trabalhadores conseguem garantir os seus postos de trabalho. O melhor é que até algumas empresas especializadas nas festas juninas aumentam o número de funcionários.
É uma tradição festiva, gerando empregos e bom desempenho na área econômica da região. É como se diz “unir o útil ao agradável”, além disso, ano após ano se renova e se reavivam fortemente as tradições e a Cultura regional.
As fogueiras homenageiam São João, tradição dos portugueses, e se conservam até hoje no Brasil.
As festas juninas são multiculturais, elas têm suas origens dos santos mais populares portugueses. Foram introduzidas a cultura brasileira com presença deles no país desde o período colonial. Essa tradição forte vem ultrapassando gerações e gerações até a atualidade. No entanto, as fogueiras de hoje não são iguais às do passado em vista, do desmatamento florestal. Geralmente quem ainda faz são os nordestinos do interior e as prefeituras para atraírem os turistas na frente dos arraiais. São nesses locais, onde se fazem as fogueiras gigantescas, para chamar a atenção de todos e manter a tradição cultural das festas juninas.
É importante festejar com segurança, evite acidentes.
O gifs mostra a fogueira junina. |
Portanto, as festas juninas são animadas, mas precisam de segurança. É importante salientar atualmente, o “item” segurança. Com o êxodo rural que ocorreu no país não é aconselhável que se façam fogueiras debaixo da rede elétrica. Se alguém mantém essa tradição é fundamental consultar os órgãos de segurança de sua prefeitura se há condições de fazer fogueiras ou não.
É melhor deixar que as prefeituras façam em locais apropriados e com segurança para evitar incêndios. Outro elemento condenável são os balões causadores de incêndios nesta época do ano. Assim também são as queimas de fogos de artifícios de maneira incorreta que causam muitos acidentes gravíssimos e com lesões irreversíveis.
É melhor abandonar essa prática perigosa e festejar com segurança e alegria. O uso do álcool com direção principalmente nas saídas das festas ou bailes juninos. Somente conduza seu carro se estiver sóbrio, se não estiver peça um amigo para dirigir. Valorize a sua vida e as de outrem.
Comentários
Postar um comentário
Por gentileza deixe seu comentário é muito importante para nosso trabalho.