Da Política às Pistas de Fuga. Em Fugópolis, a capital da esperteza e do desaparecimento, reinava supremo o Chefe Fujão. Desde a infância, ele era um mestre da camuflagem, capaz de se transformar em uma poça d'água ou num grão de areia quando a situação apertava. Na escola, enquanto os outros faziam lição de casa, ele estava ocupado traçando rotas de fuga por baixo da carteira. Ao ingressar nas forças armadas, sua carreira foi uma comédia de erros, ou melhor, de fugas. Ao invés de defender a pátria, ele defendia seu próprio umbigo, desertando em missões importantes para ir pescar. Seus superiores, exasperados, o expulsaram com um sorriso amarelo e um conselho: "Vá pescar em outro rio!" A política foi o próximo capítulo dessa saga épica. Eleito deputado, Fujão se dedicou a uma atividade insuspeita: a arte de não fazer nada. Seus discursos eram tão longos e incoerentes que até os próprios colegas cochilavam. Mas sua maior habilidade era a de parecer ocupado enquanto bocejav
Quando foi a Reforma Protestante.
Placa comemorativa aos 500 anos da reforma Protestante. |
Os mais de quinhentos anos da Reforma Protestante devem ser lembrados como um dos principais fatos históricos que impactou o mundo religioso Cristão. A partir da cisão a unidade da Igreja Cristã não foi mais a mesma e muitas outras religiões foram criadas, cada qual; com sua doutrina e ideologia religiosa específica.
Portanto, o mundo não foi mais o mesmo, a pós a Reforma Luterana ou protestante. Os povos europeus que antes eram submissos ao poderio da Igreja Católica, começaram a experimentar uma nova doutrina que os proporcionavam liberdade e mais contato com as Escrituras Sagradas, através das primeiras traduções da Bíblia para o idioma Alemão e o francês. Assim se poderia proporcionar a difusão dela em seus próprios idiomas.
Esse foi o legado da Reforma Protestante. a divisão e a geração de outras credos religiosos com a denominação atual de evangélicos.
Evidentemente, a grande maioria são desvirtuados da proposta reformista de Lutero. fundamentado em suas 95 teses, as quais abalizaram a reforma religiosa do ano de 1517.
Pensar sempre a reforma protestante, como a principal revolução religiosa; do século XVI.
Essa impactante revolução reformista, foi liderada através de Martin Luther, em português (Martinho Lutero) monge agostiniano e professor de teologia na Alemanha, ele se tornou uma das figuras centrais da Reforma Protestante. A sua rebelião foi contra os dogmas do catolicismo romano, contestando; sobretudo a doutrina do perdão de Deus dos pecados via o comércio das indulgências. Aqui foi a gota d’água que derivou a publicação das famosas 95 Teses em 1517. Conheça e leia essas noventa e cinco teses de Lutero que revolucionou o mundo cristão.Sua recusa em retratar-se de seus escritos, a pedido do Papa Leão X em 1520 e do imperador Carlos V na Dieta de Worms em 1521, resultou em sua excomunhão da Igreja Romana, e em sua condenação como um fora-da-lei pelo imperador do Sacro Império Romano Germânico. Nesse contexto histórico ele se encontrava insatisfeito com as doutrinas de Roma. Liderada através do Papa Leão X onde gerou a cisma religioso; até os dias atuais.
Qual a importância da Reforma protestante.
A principal importância da Reforma foi a não aceitação das doutrinas anti-bíblicas, que eram grandes escândalos religiosos, na época e certamente ocorreram grandes explorações das pessoas ingênuas em nome da fé.
Um outro ponto principal da reforma foi a abertura de novas religiões e a divulgação da Palavra de Deus (Bíblia) inicialmente em alguns idiomas e depois com o passar do tempo para as línguas a nível mundial onde é permitido o Cristianismo.
Onde ocorreu a Reforma.
O foco principal da Reforma Protestante, foi na Europa. E com destaque para a Alemanha na liderança de Lutero. Após a consumação a reforma se difundiu em toda a Europa e nos anos seguintes por todo o mundo. O legado da Reforma Protestante, foi a grande divisão religiosa da época moderna, rompimento da unidade do Cristianismo no Ocidente, e a partir de então, nunca mais ocorreu essa unidade do cristianismo.
Porque ocorreu a reforma.
O contexto histórico da Europa do século XVI era completamente repleto de grandes conflitos políticos, entre autoridades da Igreja Romana, e principalmente contra os governantes poderosos, das mais diversas monarquias europeias. Os principais governantes daquela época, além de serem poderosos na área política e financeira, eles ambicionavam de maneira egoísta o poder e ideológico e espiritual da Igreja romana. A principal meta dos poderosos da época eram sem equívoco, afiançar o direito divino dos reis. Um tremendo do absurdo e revoltante que levou a cisão da igreja.
O mundo pós reforma protestante.
A foto mostra essa Linda Igreja luterana no estilo arquitetônico gótico. |
A revolução religiosa fez surgir o nascimento de novas Igrejas opositoras as doutrinas romanas, foram o caso da criação das Igrejas cristãs de denominações Anglicana, Igreja Luterana e Igreja Calvinista. Isso inicialmente e no decorrer dos anos surgiram muitas outras sem parar até os dias de hoje.
Outro fator importante foi a diminuição e até a separação do poder político dos monarcas na Igreja. Antes era tudo junto, algo contrário aos ensinos da Bíblia. Tudo na época era desconsiderado, mas, no entanto, Lutero lutou contra esse contrassenso teológico de maneira aguerrida.
Os conflitos religiosos se acirraram quando a Igreja Católica através dos Jesuítas, estabeleceu a Contra Reforma. Foi um grande movimento de perseguição aos oponentes do catolicismo que eram os seguidores de Lutero. Foi nesse contexto violento que criaram o Tribunal da Inquisição. Uma maneira violenta para punir quem pensasse diferente. E principalmente a todos que aderissem os ensinamentos de Lutero, que era a nova realidade religiosa sem volta.
Comentários
Postar um comentário
Por gentileza deixe seu comentário é muito importante para nosso trabalho.