Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

O golpe que não se Consolidou é o Plano “Punhal Verde e Amarelo” e a Luta pela Democracia.

A resistência democrática e a necessidade de fortalecer 8as instituições. Imagem da  IA, plano golpista Punhal Verde e Amarelo. O Brasil foi sacudido pela descoberta do plano “Punhal Verde e Amarelo”, uma trama golpista meticulosamente arquitetada para eliminar lideranças políticas de oposição. Essa conspiração, com execução prevista para dezembro de 2022, representa uma grave ameaça à democracia e revela a profundidade da polarização política no país. Este artigo detalha a cronologia e os elementos desse plano, que, caso concretizado, teria desencadeado uma profunda instabilidade institucional e alterado o curso da história brasileira. O plano horrendo previa os assassinatos do Presidente eleito, na época: Luiz Inácio Lula da Silva, o vice Geraldo Alckmin e o Ministro Alexandre de Moraes do STF. O Contexto Histórico . O plano “Punhal Verde e Amarelo” emergiu em um contexto de profunda polarização política, intensificada pelas eleições de 2022. As redes sociais, amplificando discursos

O chorinho é a música arte refinada e popular do Brasil.

Chorinho a música arte e popular do Brasil.

A imagem mostra o violão um dos instrumentos do chorinho brasileiro.
O violão um dos instrumentos do chorinho brasileiro. 
A música é uma das alas da arte mais refinada que traduz fielmente a cultura, os costumes, os sentimentos e principalmente a história de todos os povos. Ela dispõe de uma lâmina afiadíssima para romper barreiras intransponíveis de outras culturas e interagir com facilidade junto as outras nacionalidades. 
Alguns gêneros musicais que nascem em uma determinada nação, em época definida, se espalham por toda a parte contagiando a todos de uma forma unanime, sem precedentes de gerações para gerações, isso sim; é de fato arte em forma de música.
A música que nasceu   e se constitui em expressão cultural de certos povos, não morre no tempo e no espaço por que tem conteúdo artístico e é imortal. Contudo, a música arte, representa a vida das pessoas. Ela em todos os momentos se rejuvenesce diariamente.
Ela permanece viva na mente e se faz serena aos tímpanos de todas as pessoas. A música se reproduz com clareza e facilidade a   história em formato de letras e melodias sincronizadas. Geralmente a música constrói ao longo dos anos este ícone cultural que identifica uma nação, sua história, sua cultura e seus costumes através dos belíssimos tons musicais.

 O gênero musical chorinho é arte e identifica o povo brasileiro no mundo.

Toda a nação tem seus mais variados gêneros musicais e alguns ganham evidências, dentro e fora dos limites do país. A música de alguns países é reconhecida em todas as partes do mundo; quando se toca em seu ritmo afinadíssimo, logo se identifica o país, história e a época da composição de tal música específica. O chorinho é um gênero musical do Brasil que o faz ser identificado, em todos os países do Planeta Terra.

O Brasil é uma nação com múltiplos gêneros musicais a maioria é genuinamente brasileira que nasceram da alma cultural do seu povo. O chorinho é fruto da nossa riquíssima miscigenação racial que deu origem a belíssima formação cultural do nosso povo. Aqui se têm uma esplêndida nação mestiça que produz múltiplos ritmos musicais que representam a identidade cultural brasileira no campo da música. Além desta variedade da música brasileira, existe também as músicas regionalistas que constituem a multiplicidade dos ritmos nacionais.
Diante de tantas riquezas musicais existente no país é impossível falar de todos, mas neste artigo quero me dedicar a um gênero musical bem brasileiro o choro ou chorinho como é mais conhecido. Considero o chorinho um gênero da música uma das   brasileiríssima, de requinte clássico devido à habilidade dos compositores, os conhecidos chorões, tocarem em diversos instrumentos musicais complexos.
A foto mostra o violino e a clave de sol elementos essenciais da música e do chorinho brasileiro.
O chorinho tem uma melodia agradável aos tímpanos.

A capacidade como os músicos compositores, produzem as composições e as traduzem de uma forma esplendorosa em música afinadíssima, nas chamadas rodas de choro. Sem dúvida traduzem com toda a sutileza, do que existe   de clássico e erudito da música popular e instrumental brasileira. O choro representa uma época bem definida e que não caiu no esquecimento do tempo. Identifica-se certo regionalismo brasileiro, e uma história de grandes compositores de chorinho que atravessou as fronteiras do país e de todas as épocas. O chorinho permanece atuante na musicalidade nacional.

Óbvio que o gosto musical não agrada a todos e jamais agradará. Mas como sendo um clássico nacional o blog analiseagora nunca deixará de mencionar em sua seção musical; o chorinho brasileiro. Tenho consciência que há pessoas que tem preferência por este gênero e também aqueles que têm outras preferências, meus respeitos a todos. Porém hoje esta seção é para os amantes do chorinho. Assim, na medida do possível irei também escrever sobre outros gêneros musicais do Brasil e de outros países.

O contexto histórico do chorinho brasileiro.

Portanto, a história do chorinho brasileiro remota ao século XIX focada principalmente na cidade do Rio de Janeiro, tem como pano de fundo a vinda da família real portuguesa em 1808. A presença efetiva, da realeza no Brasil foi importante e obteve influência direta na arte e como destaque, surgiu a música e se expandiu diante do mundo. Tudo foi mais facilitado por que os portugueses pertencentes à corte real trouxeram, em suas bagagens muitos instrumentos musicais que promoveram a produção de vários gêneros musicais da época de tradição europeia, contribuindo para o nascimento do chorinho, uma música instrumental brasileiríssima.

Entre os instrumentos vieram cavaquinho, bandolim violão, piano e a flauta, instrumentos usados pela elite europeia da época para os bailes de gala. Ao longo dos anos foram acrescentados outros instrumentos para completar a harmonia do choro.
Os principais representantes do chorinho do Brasil são muitos e torna-se impossível listar todos. Diante dessa   imensa riqueza de artistas do chorinho procurarei elencar alguns mais conhecidos Pixinguinha, Jacó do bandolim, Ernesto Nazareth, Zequinha de Abreu, Waldir de Azevedo e Altamiro Carrilho. A todos os apreciadores desejo um excelente momento especial para ouvirem a música que nasceu no Brasil e espraiou por todo o mundo.

Carinhoso - Pixinguinha.



Displicente -Pixinguinha



Roda de choro.

Matuto- Ernesto Nazareth


Brasileirinho- Waldyr de Azevedo


Branca- Zequinha de Abreu

Tico tico no Fubá.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

A família Barros no Brasil e no mundo.

O apelo é desafiador. Família Barros. Após diversos apelos de familiares, amigos e descendentes da Família Barros, solicitamos realizar uma pesquisa e elaboração de um artigo sobre nossas origens. Agora tomei coragem e assumi esta responsabilidade de efetuar este trabalho. Uma tarefa desafiadora, mas, ao mesmo tempo, muito interessante para conhecermos nossas raízes. Em psicologia, é possível compreender a inquietude provocada pela busca do homem por sua identidade familiar. A curiosidade de saber onde estamos, de onde viemos e de onde as nossas origens foram originadas é dever do ser humano. É uma tarefa difícil, mas, gradualmente, vou construindo essa trajetória histórica. Informo que este é um trabalho de análise histórica genérica e não uma genealogia de uma família específica.  Dessa forma, considero este trabalho como um esforço inicial, dada a magnitude desta família, que está dispersa pelo Brasil e pelo mundo.  No entanto, acredito que ele pode ser aprimorado com a ajuda dos le