Da Política às Pistas de Fuga. Em Fugópolis, a capital da esperteza e do desaparecimento, reinava supremo o Chefe Fujão. Desde a infância, ele era um mestre da camuflagem, capaz de se transformar em uma poça d'água ou num grão de areia quando a situação apertava. Na escola, enquanto os outros faziam lição de casa, ele estava ocupado traçando rotas de fuga por baixo da carteira. Ao ingressar nas forças armadas, sua carreira foi uma comédia de erros, ou melhor, de fugas. Ao invés de defender a pátria, ele defendia seu próprio umbigo, desertando em missões importantes para ir pescar. Seus superiores, exasperados, o expulsaram com um sorriso amarelo e um conselho: "Vá pescar em outro rio!" A política foi o próximo capítulo dessa saga épica. Eleito deputado, Fujão se dedicou a uma atividade insuspeita: a arte de não fazer nada. Seus discursos eram tão longos e incoerentes que até os próprios colegas cochilavam. Mas sua maior habilidade era a de parecer ocupado enquanto bocejav
A imagem diz: a era digital criou uma geração sedentária. |
Muitas pessoas que nasceram antes da era digital conservam um estilo de vida completamente diferente de quem nasceu após a era da tecnologia da informação. Porém, mesmo quem nasceu precedente a internet está indo para o mesmo caminho.
Por quer as novidades da web que são enormes e atraem todos a permanecer no comodismo, do que fazer algo que seja útil a saúde e nesta mudança de comportamento simultaneamente se anda na direção ao sedentarismo. Uma rotina totalmente prejudicial à saúde de todos que ficam horas e horas em frente ao computador ou nos dispositivos móveis conectados à internet.
Por quer as novidades da web que são enormes e atraem todos a permanecer no comodismo, do que fazer algo que seja útil a saúde e nesta mudança de comportamento simultaneamente se anda na direção ao sedentarismo. Uma rotina totalmente prejudicial à saúde de todos que ficam horas e horas em frente ao computador ou nos dispositivos móveis conectados à internet.
As consequências deste péssimo hábito de permanecer sentado, seja no trabalho ou em casa, perante ao computador quase a maior parte da vida; é muitíssimo perigoso para a saúde física e mental. Certamente todos terão resultados desastrosos em relação a qualidade de vida. Os efeitos colaterais são muitos, alguns já são bem conhecidos. Especificamente estresse, angustia, irritação e obesidade. Entretanto, ainda existem outros males desconhecidos e danosos a vida, agem silenciosamente contra a saúde de todos os humanos; conhecidos internautas compulsivos. Em meio a tudo isso existem muitas alternativas para todos criar equilíbrio quanto ao uso da internet e manter um estilo de vida saudável. Tudo irá depender da atitude firme de cada pessoa a não se deixasse ser vencido pela força da web, mas criar costume intenso e mudar o estilo parado e sair da inercia. Partir para a rua caminhar, ir as academias de educação física, para se exercitar-se sob a orientação dos profissionais, fazer natação, dançar e correr para colocar o corpo em movimento. Lentamente se obterá também uma vida saudável.
Porém, não existem mais desculpas inaceitáveis para procurar justificar a imobilidade. Exceto aqueles que realmente apresentam enfermidades que não permitem mais se locomover. É simplesmente simplório demais, afirmar que não existe nada de atraente para se movimentar tranquilamente em seu meio social. Preste bem atenção! Em todas as coisas em que seu município lhe oferece para eliminar a estagnação física. Ora! Hoje em quase todas as cidades do país e do mundo existem as belas e seguras ciclovias para os ciclistas e todas elas podem ser utilizadas pela a população fazer suas caminhadas. Elas são bons meios para expulsar o sedentarismo da vida. Mesmo quem trabalha deve se programar e separar algumas horas durante o dia para se locomover de bicicleta, caminhadas, corridas, praticar diversos tipos de esportes com os amigos nas quadras esportivas públicas.
Também exercitar-se nas academias ao ar livre que são públicas e melhor ainda com profissionais da área da educação física que são orientadores especializados, tudo gratuitamente. Agindo desta forma permanente a população eliminará a inatividade e como prêmio incomensurável todos ganharão saúde e obviamente viverão melhor e mais tempo.
A imagem mostra alguém sentado digitando trabalhos da empresa. |
Não se pode permitir ser escravo da tecnologia, mas pelo contrário, a tecnologia da informação, necessariamente precisa ser dominada pelos humanos. E saber a utilizar como uma ferramenta útil para as atividades do cotidiano.
En determinadas empresas ya emplean un tiempo dedicado a hacer ejercicio y mantener una relación de desconexión para hablar y relacionarse con el fin de evadirse y crear mejor ambiente y productividad. Saludos.
ResponderExcluir¡Buenas noches amigo!
ExcluirBienvenido a analiseagora blog.
Si todas las empresas fissessem esto con sus empleados, que sin duda inciando gradualmente un proceso de bienestar de los trabajadores y por lo tanto aliviado el estrés y tener una mejor productividad de calidad sin lograr que la gente agotamiento. Aquí en Brasil son muy pocas las empresas que adoptan es la política de calidad de vida de sus empleados. La gran mayoría todavía ven a sus empleados como esclavos. Los empleadores sólo buscan ganancias a cualquier precio, sin pensar que los trabajadores están hechos de carne y hueso, no de hierro.
Agradecido por sus comentarios y volver a nuestro analiseagora blog. Un fuerte abrazo.