O professor forma todos os outros profissionais, mas é o menos valorizado.
O professor forma todos os outros profissionais. |
Todos os outros profissionais também são nobres e dignos de exercerem suas magníficas profissões. Entretanto, o mestre forma os demais profissionais de todas as áreas do conhecimento humano. Inclusive antes de ser professor passou pelo crivo de muitos professores.
Leia mais: A analogia entre a maçã e o professor.
Todos os profissionais e suas profissões são dignos de respeito e valorização em todos os sentidos. Contudo, entre todos os outros profissionais e suas profissões existe uma desvalorização crescente em relação ao professor. Existe uma enorme diferença entre todos os profissionais, o professor nunca foi e jamais será valorizado em nosso país. Talvez em outros países o professor seja respeitado e valorizado, mas aqui no Brasil, este é o profissional mais desprezível aos olhos dos governantes.
Note como o governador negocia com seus professores.
Preste bem atenção! Entra e sai governo, mas a situação dos mestres é fato de decadência e excessivamente preocupante. Cada década em vez dos governos valorizarem este herói educador e construtor de uma sociedade pensante, eles os humilham. Os governantes de todas as esferas procuram eliminar o profissional e sua profissão a contas gotas, através do cansaço, da sobrecarga de trabalho, da violência, do desrespeito, e da desvalorização, concede uma remuneração ínfima que faz chegar o ridículo. Faz levar muitos a abandonarem a carreira profissional enquanto cedo, para não adoecerem pelo excesso de pressão no trabalho e sem pagamento digno que venha recompensar ao seu esforço e suas energias gastas.
Os governos em vez de somar, retiram os direitos dos educadores.
Eles começam a eliminar os direitos que foram conquistados há muitos anos à base de muitas lutas. Tudo em nome da contenção de despesas, que é uma tremenda falácia para envolver a sociedade contra os professores.
Leia mais: Os professores têm seus direitos desrespeitados.
No entanto, desta forma estes governos vão tirando uma a uma, as conquistas históricas do magistério. Através dos projetos de leis fatídicas que mudam a favor do governo e prejudicam terrivelmente os educadores. Contudo, sendo assim, deixam os desprovidos de seus salários já medíocres, injustos e incapazes de promover também uma vida com qualidade equivalente à sua formação de educadores.
Pensem bem! Além dos trabalhadores da educação no Brasil, além de serem desrespeitados em seus direitos trabalhistas pelos governos municipais, estaduais e federais. Os educadores são desrespeitados em sala de aula pelos alunos onde já chegam a casos extremos. A violência nas escolas é um dos elementos atualmente presente e em expansão nas salas de aulas. Em muitos casos os próprios alunos ameaçam seus professores de todas as formas de violência que é uma coisa absurda.
A violência contra o professor é absurda.
É lamentável, entretanto, que existam muitos governadores que em vez de usarem o diálogo para negociar, utilizam rápida e covardemente a força policial para reprimir violentamente os docentes, que lutam pelos seus direitos e reajustes salariais.
Leia mais: A educação foi manchada de sangue na pátria educadora.
Contudo, no país são comuns policiais nas manifestações dos docentes baterem covardemente nos professores, a mando dos seus chefes. Somente porque reivindicam melhores salários e condições de trabalho dignas nas escolas. Há muitos exemplos destas situações repudiáveis. Geralmente isso acontece quando os mestres entram em greve como o último recurso legal e extremo para reivindicarem melhores salários. Entretanto, os governadores respondem com violência brutal. A educação nunca será bem-vista pelos governos, pois existe o professor que ensina a pensar e ser cidadão correto.
O professor ensina os alunos a pensarem, os governos se tornam inimigos da educação.
Portanto, estes relatos mostram que o profissional que educa e forma todos os outros profissionais não são respeitados e nem valorizados em nosso país. É uma vergonha nacional. Mais uma vez estas atitudes somente vêm a comprovar que a educação nunca foi e nunca será valorizada no Brasil.
Contudo, essa triste realidade iniciou desde os tempos coloniais e vem se aprofundando na atualidade de maneira desordenada pelos gestores do sistema educacional.
No entanto, pode-se analisar cuidadosamente a história e constatar que os governos brasileiros preferem sempre uma população que não pense! O professor ensina o aluno desde as séries iniciais até a universidade a pensar e ser cidadão que reivindica seus direitos.
Leia mais: Educação a vedete dos políticos.
Todavia, professor e educação para governos nunca será nada bom para eles, é algo que atrapalha suas administrações tortas. O professor que ensina o aluno a pensar é considerado elemento pensante e perigoso para estes entes que estão no poder com outros objetivos contrários à sociedade.
Todavia o professor nunca será visto com bons olhos para quem está no poder, se simplesmente dependesse deles eliminaria o Ministério da Educação e somente permaneceria com o do Trabalho.
Comentários
Postar um comentário
Por gentileza deixe seu comentário é muito importante para nosso trabalho.