Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

A lenda do chefe Fujão.

Da Política às Pistas de Fuga. Em Fugópolis, a capital da esperteza e do desaparecimento, reinava supremo o Chefe Fujão. Desde a infância, ele era um mestre da camuflagem, capaz de se transformar em uma poça d'água ou num grão de areia quando a situação apertava. Na escola, enquanto os outros faziam lição de casa, ele estava ocupado traçando rotas de fuga por baixo da carteira. Ao ingressar nas forças armadas, sua carreira foi uma comédia de erros, ou melhor, de fugas. Ao invés de defender a pátria, ele defendia seu próprio umbigo, desertando em missões importantes para ir pescar. Seus superiores, exasperados, o expulsaram com um sorriso amarelo e um conselho: "Vá pescar em outro rio!" A política foi o próximo capítulo dessa saga épica. Eleito deputado, Fujão se dedicou a uma atividade insuspeita: a arte de não fazer nada. Seus discursos eram tão longos e incoerentes que até os próprios colegas cochilavam. Mas sua maior habilidade era a de parecer ocupado enquanto bocejav

Fevereiro, carnaval festa da carne, reinado de momo.

A folia de momo, abre na primeira semana; do mês de fevereiro.

 

A imagem de fundo amarelo e vermelhado mostra a origem da palavra carnaval.Do Latim: carnis + valle=festa da carne.
A imagem mostra a definição de carnaval.

Nesta primeira semana do mês vai abrir alas para o carnaval, a festa da carne, o reinado de momo, a folia de rua.  E os desfiles das escolas de sambas,  os tradicionais blocos de carnaval organizados ao som dos trios elétricos, com músicas típicas, que arrastam multidões  nas principais avenidas de Salvador, Recife e outras cidades brasileiras.

 

Uma grande multidão invadiu as principais ruas do Brasil e do mundo para extravasar todas as suas energias como se fosse a última da vida. Muitas coisas desagradáveis e violentas ocorrem entre as pessoas, não somente acontece alegria, como é divulgado na mídia brasileira. Contudo, muitas mortes no trânsito ocorrem por imprudência e mistura perigosa de álcool, drogas e mais a  condução do veículo.

Além das incontáveis brigas, entre foliões que resultam em banais fatalidades. Na Quarta-Feira de Cinzas, geralmente  o balanço é trágico, são os frutos da festa da carne. Em vez da alegria que era para ser para todos vem o choro, a tristeza, o sofrimento e a saudade para sempre  todos que partiram precocemente.

As capitais e as grandes cidades, fazem as maiores festas do carnaval.


Destaque para as capitais brasileiras onde se tem os famosos sambódromos e o carnaval de rua. Nos sambódromos tem os grandes desfiles das escolas de samba.  Esses desfiles são semelhantes a competição como a copa do mundo de futebol, onde os melhores times disputam com os melhores e no final sai o campeão mundial. Contudo a disputa no sambódromo ocorre nos mesmos padrões. A   escola que se apresentar melhor, satisfazendo todos os requisitos dos jurados é consagrada com o tão almejado título de campeã do ano. Para se chegar a ser campeã as escolas trabalham e investem muito dinheiro  o ano inteiro para fazer bonito na pista do sambódromo,  diante dos olhos dos jurados e do público quem vem de todos os recantos do mundo para prestigiar a arte, de se produzir um belo carnaval mantendo a coerência do tema enredo, fantasias, letras do samba enredo, ritmo da bateria e gingado   dos dançarinos mestre sala e porta bandeira. Tudo isso sincronizado a beleza, ritmo, enredo, arte e tecnologia.

Os principais centros da folia carnavalesca em nosso país se encontram no Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Recife onde tem o tradicional carnaval organizados em grandes blocos que fazem a grande festa do "Zé Pereira" nas ruas brasileiras.

O Brasil recebe multidões de turistas do mundo, durante o carnaval.

 

Portanto, nestas cidades  se misturam foliões da cidade local e os turistas que vêm de todas as partes do mundo e do Brasil. Nesta época do ano a rede hoteleira brasileira recebe um grande fluxo de turistas e consequentemente     aumentam também o número de empregos temporários ajudando a diminuir o desemprego e a   quem precisa  trabalhar para quitar dívidas e ter uma vida digna. A culinária brasileira é degustada por milhões de turistas que vêm passar férias e principalmente prestigiar a festa de momo.



É o período da descontração onde muitos se embriagam com álcool, vivem uma fantasia   e fogem da realidade durante três dias. Após este período saem da ressaca da carne e voltam a sobriedade. Momento tomam consciência da realidade, percebe-se   que o ano está para começar para valer. A festa acaba, vem a partir de agora colecionar as faturas a pagar do que foi desperdiçado em três dia de folia.

Este ano tudo começará mais cedo, é carnaval, Quarta-Feira de Cinzas e a volta às aulas. Tudo passa como num "estalar dos dedos", é o tempo determinando o ritmo da vida sem que ao menos se perceba. E neste ritmo dos acontecimentos caminharemos para mais um fim de ano batendo às nossas portas, é o círculo natural do tempo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

A família Barros no Brasil e no mundo.

O apelo é desafiador. Família Barros. Após diversos apelos de familiares, amigos e descendentes da Família Barros, solicitamos realizar uma pesquisa e elaboração de um artigo sobre nossas origens. Agora tomei coragem e assumi esta responsabilidade de efetuar este trabalho. Uma tarefa desafiadora, mas, ao mesmo tempo, muito interessante para conhecermos nossas raízes. Em psicologia, é possível compreender a inquietude provocada pela busca do homem por sua identidade familiar. A curiosidade de saber onde estamos, de onde viemos e de onde as nossas origens foram originadas é dever do ser humano. É uma tarefa difícil, mas, gradualmente, vou construindo essa trajetória histórica. Informo que este é um trabalho de análise histórica genérica e não uma genealogia de uma família específica.  Dessa forma, considero este trabalho como um esforço inicial, dada a magnitude desta família, que está dispersa pelo Brasil e pelo mundo.  No entanto, acredito que ele pode ser aprimorado com a ajuda dos le