Desafios e soluções urgentes para a educação pública no Rio Grande do Sul livro-crise-educacao-professores-rs . O Rio Grande do Sul, que já foi símbolo de excelência educacional no Brasil, enfrenta hoje uma crise multifacetada que ameaça o futuro de seus estudantes, professores e da sociedade na totalidade. Da precarização da infraestrutura ao impacto das enchentes, passando pela desvalorização da carreira docente e a possibilidade de privatização da educação pública, os desafios exigem uma resposta urgente e coletiva. Este artigo explora a gravidade da situação e propõe caminhos para enfrentar esses problemas de forma sustentável e eficaz. O Passado como Modelo de Excelência! Nas décadas de 1960 a 1980, o RS era reconhecido pela qualidade das escolas e pelo compromisso com a formação integral dos alunos, inspirado por práticas trazidas por imigrantes alemães e italianos. Apesar desse histórico de sucesso, o cenário atua...
Finalmente o mês de dezembro está aí, para todos prestarem contas; do que fizeram e deixaram de fazer.
Então finalmente já estamos no mês de dezembro o último do ano. É neste período entre compras, festas e o pensar voltado para as férias, onde se fecha mais um ciclo do tempo pragmático em nossas vidas. Foram 365 dias de trabalhos, acontecimentos, impactantes, alegres e tristes a nível pessoal, regional, nacional e mundial. Todos estes fatos entrarão para os anais da história deste ano de 2018.
O mês de dezembro não é somente de festas natalinas e da virada de ano. Mas, sobretudo é um momento de fechamentos e prestações de contas, sejam elas nos planos individuais, públicas e das empresas dos setores privados. Todos prestam contas aos órgãos das arrecadações fiscais, dos governos municipais, estaduais e federais.
O ritmo da população em dezembro de fato é frenético.É no ritmo das músicas e das luzes natalinas que a população entra num corre, corre frenético atingindo a exaustão do cansaço físico e mental, transformando se em estresse na tentativa para chegar no último dia do ano em clima de paz, alegria, confraternização e muita festa. Nem todos conseguem fazer isso devido a uma grande lista de itens que deixaram de serem organizados, planejados desde o mês de janeiro.
Todavia, quando se tem a ausência de planejamento em casa, na empresa e também nos governos; os resultados finais também não são bons. É por isso que o mês de dezembro no Brasil é popularmente conhecido como o mês da ansiedade, da movimentação para concluir todas as atividades iniciadas no início do ano. Além disso, nesta época devemos evitar gastar o que não tem, lembre-se o mês de janeiro em nosso país é o pior período no controle financeiro do lar. Neste tempo chegam de uma única vez, todos os impostos que se possa imaginar, para engordar os cofres públicos e esvaziar nossas carteiras.
Os estudantes também passam por estas experiências de concluírem positivamente os seus estudos. Quem capricha desde o início chega ao fim do ano letivo tranquilamente. Agora aqueles alunos que deixarem para estudarem sempre no dia da prova, geralmente passam grandes sufoco para passarem de série e muitos não conseguem nem se quer atingir a meta para alcançarem a nota mínima para passarem de ano. Mais um resultado da falta de organização e planejamento dos estudos.
Fim de ano surge a preocupação de todos fecharem as contas em azul.
![]() |
A imagem mostra uma cédula de cem reais do Brasil. |
Portanto, quem pensar que este tempo é somente de festas, ceias natalinas, trocas de presentes e o tão esperado réveillon está extremamente enganado. É o mês da correria para fechar as contas do ano no azul e evitar fechar no vermelho, isto é, no negativo. Além do mais é um bom momento para fazer a avaliação do que foi feito com excelência. Principalmente questionar e descobrir os motivos por que levaram ao fracasso, e a derrota dos sonhos.
É imperioso durante as férias aproveitar bem, mas tirar um bom tempo para pensar num replanejamento para o ano seguinte. Evitando assim a repetir os mesmos erros no próximo ano. Principalmente procurar definir metas claras e objetivas do próximo novo ano, que inclusive já está a começar a bater a nossa porta.📆
Comentários
Postar um comentário
Por gentileza deixe seu comentário é muito importante para nosso trabalho.