Da Política às Pistas de Fuga. Em Fugópolis, a capital da esperteza e do desaparecimento, reinava supremo o Chefe Fujão. Desde a infância, ele era um mestre da camuflagem, capaz de se transformar em uma poça d'água ou num grão de areia quando a situação apertava. Na escola, enquanto os outros faziam lição de casa, ele estava ocupado traçando rotas de fuga por baixo da carteira. Ao ingressar nas forças armadas, sua carreira foi uma comédia de erros, ou melhor, de fugas. Ao invés de defender a pátria, ele defendia seu próprio umbigo, desertando em missões importantes para ir pescar. Seus superiores, exasperados, o expulsaram com um sorriso amarelo e um conselho: "Vá pescar em outro rio!" A política foi o próximo capítulo dessa saga épica. Eleito deputado, Fujão se dedicou a uma atividade insuspeita: a arte de não fazer nada. Seus discursos eram tão longos e incoerentes que até os próprios colegas cochilavam. Mas sua maior habilidade era a de parecer ocupado enquanto bocejav
Finalmente o mês de dezembro está aí, para todos prestarem contas; do que fizeram e deixaram de fazer.
Então finalmente já estamos no mês de dezembro o último do ano. É neste período entre compras, festas e o pensar voltado para as férias, onde se fecha mais um ciclo do tempo pragmático em nossas vidas. Foram 365 dias de trabalhos, acontecimentos, impactantes, alegres e tristes a nível pessoal, regional, nacional e mundial. Todos estes fatos entrarão para os anais da história deste ano de 2018.
O mês de dezembro não é somente de festas natalinas e da virada de ano. Mas, sobretudo é um momento de fechamentos e prestações de contas, sejam elas nos planos individuais, públicas e das empresas dos setores privados. Todos prestam contas aos órgãos das arrecadações fiscais, dos governos municipais, estaduais e federais.
O ritmo da população em dezembro de fato é frenético.É no ritmo das músicas e das luzes natalinas que a população entra num corre, corre frenético atingindo a exaustão do cansaço físico e mental, transformando se em estresse na tentativa para chegar no último dia do ano em clima de paz, alegria, confraternização e muita festa. Nem todos conseguem fazer isso devido a uma grande lista de itens que deixaram de serem organizados, planejados desde o mês de janeiro.
Todavia, quando se tem a ausência de planejamento em casa, na empresa e também nos governos; os resultados finais também não são bons. É por isso que o mês de dezembro no Brasil é popularmente conhecido como o mês da ansiedade, da movimentação para concluir todas as atividades iniciadas no início do ano. Além disso, nesta época devemos evitar gastar o que não tem, lembre-se o mês de janeiro em nosso país é o pior período no controle financeiro do lar. Neste tempo chegam de uma única vez, todos os impostos que se possa imaginar, para engordar os cofres públicos e esvaziar nossas carteiras.
Os estudantes também passam por estas experiências de concluírem positivamente os seus estudos. Quem capricha desde o início chega ao fim do ano letivo tranquilamente. Agora aqueles alunos que deixarem para estudarem sempre no dia da prova, geralmente passam grandes sufoco para passarem de série e muitos não conseguem nem se quer atingir a meta para alcançarem a nota mínima para passarem de ano. Mais um resultado da falta de organização e planejamento dos estudos.
Fim de ano surge a preocupação de todos fecharem as contas em azul.
A imagem mostra uma cédula de cem reais do Brasil. |
Portanto, quem pensar que este tempo é somente de festas, ceias natalinas, trocas de presentes e o tão esperado réveillon está extremamente enganado. É o mês da correria para fechar as contas do ano no azul e evitar fechar no vermelho, isto é, no negativo. Além do mais é um bom momento para fazer a avaliação do que foi feito com excelência. Principalmente questionar e descobrir os motivos por que levaram ao fracasso, e a derrota dos sonhos.
É imperioso durante as férias aproveitar bem, mas tirar um bom tempo para pensar num replanejamento para o ano seguinte. Evitando assim a repetir os mesmos erros no próximo ano. Principalmente procurar definir metas claras e objetivas do próximo novo ano, que inclusive já está a começar a bater a nossa porta.📆
Comentários
Postar um comentário
Por gentileza deixe seu comentário é muito importante para nosso trabalho.