Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

A lenda do chefe Fujão.

Da Política às Pistas de Fuga. Em Fugópolis, a capital da esperteza e do desaparecimento, reinava supremo o Chefe Fujão. Desde a infância, ele era um mestre da camuflagem, capaz de se transformar em uma poça d'água ou num grão de areia quando a situação apertava. Na escola, enquanto os outros faziam lição de casa, ele estava ocupado traçando rotas de fuga por baixo da carteira. Ao ingressar nas forças armadas, sua carreira foi uma comédia de erros, ou melhor, de fugas. Ao invés de defender a pátria, ele defendia seu próprio umbigo, desertando em missões importantes para ir pescar. Seus superiores, exasperados, o expulsaram com um sorriso amarelo e um conselho: "Vá pescar em outro rio!" A política foi o próximo capítulo dessa saga épica. Eleito deputado, Fujão se dedicou a uma atividade insuspeita: a arte de não fazer nada. Seus discursos eram tão longos e incoerentes que até os próprios colegas cochilavam. Mas sua maior habilidade era a de parecer ocupado enquanto bocejav

As atividades de preservação do meio ambiente devem ser permanentes.

A semana do meio ambiente precisa ser para o ano inteiro. todos em alerta na preservação ambiental.  


A foto mostra a convivência entre o home e o meio ambiente.
A foto mostra a convivência entre o home e o meio ambiente. 
A semana dedicada ao meio ambiente é fundamental para que todos possam pensar na importância de zelar do lugar onde habita.  A natureza exige atuações permanentes e não simplesmente durante uma única semana do ano. As atividades poderiam ser estendidas continuamente ao ano inteiro para estimular a conscientização ecológica. Todos estes trabalhos somente começam surgir efeitos práticos, a curto, médio e em longo prazo.  
Também é necessário que sirva de alerta para todos e principalmente começar a questionar o que se está sendo feito para preservar o que ainda existe em nosso meio ambiente, para possa favorecer a qualidade de vida. Quais as pequenas ações que você já fez e vai fazer para cooperar com a natureza? Como está descartando tantos aparelhos elétricos e eletrônicos desatualizados diariamente? 
  
Os fabricantes para vender seus produtos aos consumidores prometem vida longa; e um sistema de última geração imbatível. Em pouco tempo vem à decepção, aquele aparelho que era para ser imbatível em seu sistema operacional virou sucata. O que hoje é top de linha a manhã já sucata.  Logo a mídia anuncia: outro fabricante concorrente criou um novo sistema operacional top de linha, este sim é insuperável. É assim como funciona esta guerra consumista de superação um ao outro e nunca terá fim. Enquanto isso as pessoas consomem, se endividam, destroem e poluem drasticamente a natureza. 
  
Pense bem! Quantos celulares, tablet, notebook, os velhos Desktop e seus componentes internos de metais, são desatualizados diariamente. E os externos como baterias, cabos. Outras parafernálias, mouse, teclado, cabos, caixas de som, kit multimídia que envelhecem rapidamente e não servem mais para nada se transformam em lixos eletrônicos. 
Os antigos aparelhos de televisão do sistema analógica que se tornaram volumosos lixos eletrônicos no Brasil, após o advento do sistema digital. E como tudo isso está sendo descartados. Os usuários devem entregar nas lojas onde compram para que as mesmas devolvam aos fabricantes para serem reaproveitadas de forma correta e se transforme em matéria prima para a fabricação de novos aparelhos. 
Além do lixo eletrônico existe uma infinidade de outras sucatas que podem prejudicar a natureza e consequentemente a vida dos humanos. Exemplo: o lixo de toda a produção dos eletrodomésticos da conhecida linha branca, máquinas de lavar roupas, geladeiras, fogões, condicionador de ar, etc. Tudo o que é fabricado de madeira, restos da construção civil, etc. Toda a linha automotiva que aglomera uma infinidade de itens, etc. 

 As atividades de preservação do meio ambiente devem ser permanentes.

Portanto, existe muito lixo que os humanos produzem e que prejudica o próprio onde vive. Por isso, nunca jogar inadequadamente estes aparelhos no lixo. Todos eles possuem elementos químicos e minerais que podem contaminar o solo e a água. Imaginem se todas as pessoas impensada ou propositalmente jogassem nos rios todas estas coisas. A natureza daria uma resposta automática à altura; provocando enchentes durante os temporais.  Trazendo muitos transtornos imprevisíveis para a população.   
Infelizmente falta para a nossa população educação ecológica isso deveria ser matéria obrigatória nas primeiras séries iniciais até a universidade. Além disso, deveria haver uma lei federal que obrigasse as empresas de todas as áreas; separarem um tempo para seus funcionários, para promover aulas e atividades que viessem reeducar a todos. Sobre a importância de saber descartar tudo aquilo que não serve mais para uso doméstica ou industrial. Todavia, se transformou em sucata. Mas, agora chegou o momento de se desfazer corretamente.        

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

A família Barros no Brasil e no mundo.

O apelo é desafiador. Família Barros. Após diversos apelos de familiares, amigos e descendentes da Família Barros, solicitamos realizar uma pesquisa e elaboração de um artigo sobre nossas origens. Agora tomei coragem e assumi esta responsabilidade de efetuar este trabalho. Uma tarefa desafiadora, mas, ao mesmo tempo, muito interessante para conhecermos nossas raízes. Em psicologia, é possível compreender a inquietude provocada pela busca do homem por sua identidade familiar. A curiosidade de saber onde estamos, de onde viemos e de onde as nossas origens foram originadas é dever do ser humano. É uma tarefa difícil, mas, gradualmente, vou construindo essa trajetória histórica. Informo que este é um trabalho de análise histórica genérica e não uma genealogia de uma família específica.  Dessa forma, considero este trabalho como um esforço inicial, dada a magnitude desta família, que está dispersa pelo Brasil e pelo mundo.  No entanto, acredito que ele pode ser aprimorado com a ajuda dos le