Atos Antidemocráticos de 8 de Janeiro: Uma Análise Um ano da tentativa de golpe de estado Manifestantes invadem o Congresso Nacional em Brasília, durante os atos de 8 de janeiro de 2023. Há exatamente um ano, o Brasil esteve à beira do colapso por conta de uma tentativa de golpe de estado coordenada por indivíduos e grupos que não aceitaram a derrota do ex-presidente nas eleições de 2022. Esse episódio trágico marcou profundamente nossa história e reforçou a necessidade de defender valores democráticos. Os atos do dia 8 de janeiro foram planejados, organizados e financiados por grupos antidemocráticos que buscavam desestabilizar o governo democraticamente eleito. A infraestrutura oferecida aos participantes, incluindo transporte, alimentação e suporte logístico, revela o nível de organização desses movimentos. Desde então, investigações têm identificado financiadores e líderes, demonstrando o compromisso do sistema de justiça ...
A semana do meio ambiente precisa ser para o ano inteiro. todos em alerta na preservação ambiental.
![]() |
A foto mostra a convivência entre o home e o meio ambiente. |
A semana dedicada ao meio ambiente é fundamental para que todos possam pensar na importância de zelar do lugar onde habita. A natureza exige atuações permanentes e não simplesmente durante uma única semana do ano. As atividades poderiam ser estendidas continuamente ao ano inteiro para estimular a conscientização ecológica. Todos estes trabalhos somente começam surgir efeitos práticos, a curto, médio e em longo prazo.
Também é necessário que sirva de alerta para todos e principalmente começar a questionar o que se está sendo feito para preservar o que ainda existe em nosso meio ambiente, para possa favorecer a qualidade de vida. Quais as pequenas ações que você já fez e vai fazer para cooperar com a natureza? Como está descartando tantos aparelhos elétricos e eletrônicos desatualizados diariamente?
Os fabricantes para vender seus produtos aos consumidores prometem vida longa; e um sistema de última geração imbatível. Em pouco tempo vem à decepção, aquele aparelho que era para ser imbatível em seu sistema operacional virou sucata. O que hoje é top de linha a manhã já sucata. Logo a mídia anuncia: outro fabricante concorrente criou um novo sistema operacional top de linha, este sim é insuperável. É assim como funciona esta guerra consumista de superação um ao outro e nunca terá fim. Enquanto isso as pessoas consomem, se endividam, destroem e poluem drasticamente a natureza.
Pense bem! Quantos celulares, tablet, notebook, os velhos Desktop e seus componentes internos de metais, são desatualizados diariamente. E os externos como baterias, cabos. Outras parafernálias, mouse, teclado, cabos, caixas de som, kit multimídia que envelhecem rapidamente e não servem mais para nada se transformam em lixos eletrônicos.
Os antigos aparelhos de televisão do sistema analógica que se tornaram volumosos lixos eletrônicos no Brasil, após o advento do sistema digital. E como tudo isso está sendo descartados. Os usuários devem entregar nas lojas onde compram para que as mesmas devolvam aos fabricantes para serem reaproveitadas de forma correta e se transforme em matéria prima para a fabricação de novos aparelhos.
Além do lixo eletrônico existe uma infinidade de outras sucatas que podem prejudicar a natureza e consequentemente a vida dos humanos. Exemplo: o lixo de toda a produção dos eletrodomésticos da conhecida linha branca, máquinas de lavar roupas, geladeiras, fogões, condicionador de ar, etc. Tudo o que é fabricado de madeira, restos da construção civil, etc. Toda a linha automotiva que aglomera uma infinidade de itens, etc.
As atividades de preservação do meio ambiente devem ser permanentes.
Portanto, existe muito lixo que os humanos produzem e que prejudica o próprio onde vive. Por isso, nunca jogar inadequadamente estes aparelhos no lixo. Todos eles possuem elementos químicos e minerais que podem contaminar o solo e a água. Imaginem se todas as pessoas impensada ou propositalmente jogassem nos rios todas estas coisas. A natureza daria uma resposta automática à altura; provocando enchentes durante os temporais. Trazendo muitos transtornos imprevisíveis para a população.
Infelizmente falta para a nossa população educação ecológica isso deveria ser matéria obrigatória nas primeiras séries iniciais até a universidade. Além disso, deveria haver uma lei federal que obrigasse as empresas de todas as áreas; separarem um tempo para seus funcionários, para promover aulas e atividades que viessem reeducar a todos. Sobre a importância de saber descartar tudo aquilo que não serve mais para uso doméstica ou industrial. Todavia, se transformou em sucata. Mas, agora chegou o momento de se desfazer corretamente.
Comentários
Postar um comentário
Por gentileza deixe seu comentário é muito importante para nosso trabalho.