Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de maio, 2015

Postagem recente.

Crise na Educação RS: Infraestrutura, Desvalorização e Privatização

  Desafios e soluções urgentes para a educação pública no Rio Grande do Sul livro-crise-educacao-professores-rs . O Rio Grande do Sul, que já foi símbolo de excelência educacional no Brasil, enfrenta hoje uma crise multifacetada que ameaça o futuro de seus estudantes, professores e da sociedade na totalidade. Da precarização da infraestrutura ao impacto das enchentes, passando pela desvalorização da carreira docente e a possibilidade de privatização da educação pública, os desafios exigem uma resposta urgente e coletiva. Este artigo explora a gravidade da situação e propõe caminhos para enfrentar esses problemas de forma sustentável e eficaz. O Passado como Modelo de Excelência! Nas décadas de 1960 a 1980, o RS era reconhecido pela qualidade das escolas e pelo compromisso com a formação integral dos alunos, inspirado por práticas trazidas por imigrantes alemães e italianos. Apesar desse histórico de sucesso, o cenário atua...

A corrupção está enraizada no esporte a vinte anos.

O esporte foi contaminado por corruptos e corruptores. A corrupção no futebol. A corrupção sem limites chegou ao mundo esportivo durante vinte anos de negócios escusos provocando, sofrimento e humilhação aos torcedores do mundo. Atualmente o que mais se ler, ouve e assiste são denúncias e investigações de corrupção.  Já ultrapassou todos os limites imagináveis. Está presente em todos os setores administrado por alguns humanos sejam eles detentores de cargos públicos ou privados. A corrupção inchou de tal maneira que transbordou a sujeira e o lamaçal penetrou no esporte. 

Governadores e prefeitos desmotivam os professores.

A educação no Brasil nunca foi e nunca será prioridade. O gestor público de todas as esferas administrativas deste país tem o prazer de eliminar proposital e absurdamente os direitos dos professores . São conquistas árduas, e resultados de muitos anos de mobilizações e grandes lutas. Os professores são os formadores de todos os demais profissionais. Ainda assim, não tem seus direitos e suas conquistas reconhecidos, respeitadas através de todos aqueles eleitos pela vontade da população. Na democracia os povos passam uma procuração através do voto para os representar e defender   no poder executivo e legislativo. Os políticos recebem também   a caneta do poder para simplesmente revogar os direitos dos trabalhadores em educação.

A educação foi manchada de sangue na pátria educadora.

A educação foi manchada de sangue dos professores no estado do paraná. A caneta escorrendo sangue é violência na educação. Parece um jogo de palavras , mas não, é realidade mesmo. O Brasil definido pela Presidente da República, como lema de “pátria educara” foi manchada de sangue dos educadores paranaenses. Os filhos dessa “pátria educadora” os professores que fazem acontecer à educação foram, agredidos, surrados, machucados, feridos de maneira covarde e truculenta. Mais de duzentos saíram da batalha paranaenses sangrados e machucados.   A mando do chefe do poder executivo tucano, do Paraná. Ele usou de violência e esqueceu-se do dialogo democrático. Preferiu utilizar sua tropa de choque a negociação.

O primeiro de maio de 2015 vai ser de protestos.

O primeiro de maio no Brasil e no Mundo na defesa dos direitos dos trabalhadores. Primeiro de Maio de 2015. Geralmente o primeiro de maio f eriado internacional é para festejar o dia do trabalhador e do trabalho. Sempre foi e será, esse momento de festas e de protestos em todo o mundo. Este ano no Brasil não vai acontecer festa. O trabalhador não tem nada o que festejar. Somente têm a lamentar, mas  se preocupar e protestar contra tudo que está acontecendo em nosso país.

Postagens mais visitadas deste blog

A família Barros no Brasil e no mundo.

O apelo é desafiador. Família Barros. Após diversos apelos de familiares, amigos e descendentes da Família Barros, solicitamos realizar uma pesquisa e elaboração de um artigo sobre nossas origens. Agora tomei coragem e assumi esta responsabilidade de efetuar este trabalho. Uma tarefa desafiadora, mas, ao mesmo tempo, muito interessante para conhecermos nossas raízes. Em psicologia, é possível compreender a inquietude provocada pela busca do homem por sua identidade familiar. A curiosidade de saber onde estamos, de onde viemos e de onde as nossas origens foram originadas é dever do ser humano. É uma tarefa difícil, mas, gradualmente, vou construindo essa trajetória histórica. Informo que este é um trabalho de análise histórica genérica e não uma genealogia de uma família específica.  Dessa forma, considero este trabalho como um esforço inicial, dada a magnitude desta família, que está dispersa pelo Brasil e pelo mundo.  No entanto, acredito que ele pode ser aprimorado com a aju...

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filh...