Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

A lenda do chefe Fujão.

Da Política às Pistas de Fuga. Chefe Fujão fugindo da justiça na madrugada. Em Fugópolis, a capital da esperteza e do desaparecimento, reinava supremo o Chefe Fujão. Desde a infância, ele era um mestre da camuflagem, capaz de se transformar em uma poça d'água ou num grão de areia quando a situação apertava. Na escola, enquanto os outros faziam lição de casa, ele estava ocupado traçando rotas de fuga por baixo da carteira. Ao ingressar nas forças armadas, sua carreira foi uma comédia de erros, ou melhor, de fugas. Ao invés de defender a pátria, ele defendia seu próprio umbigo, desertando em missões importantes para ir pescar. Seus superiores, exasperados, o expulsaram com um sorriso amarelo e um conselho: "Vá pescar em outro rio!" A política foi o próximo capítulo dessa saga épica. Eleito deputado, Fujão se dedicou a uma atividade insuspeita: a arte de não fazer nada. Seus discursos eram tão longos e incoerentes que até os próprios colegas cochilavam. Mas sua maior habilid

O desperdício de alimentos no Brasil é de chorar.

Esbanjar alimentos atualmente é absurdo.

A imagem mostra frutas da fruteira e certamente muitos deles vão parar no lixo.  Desperdiçar alimentos é muito egoísmo.
Desperdiçar alimentos é muito egoísmo. 

O desperdício de alimentos tanto no Brasil quanto no mundo é impressionante, lamentável e certamente desumano. Atualmente o Brasil e o mundo produzem muitos mantimentos de qualidade para o consumo humano, contudo, neste mesmo ritmo desde a plantação e colheita ocorre um grande desperdício em milhões e até bilhões de toneladas diárias tanto no Brasil quanto no Planeta Terra. Enquanto isso, milhões de pessoas morrem de fome.

Os números não são exatos, mas existem muitas taxas numéricas desencontradas, mesmo assim ainda são muitas alimentações jogadas fora e desprezadas pela falta de cuidados.

 

É fato que muitas pessoas passam fome no mundo em função desta e de outras práticas ruins no manuseio dos produtos alimentícios. Isso ocorre desde a plantação, passando em todas as etapas, seleção, transportes e armazenamentos. O que chega à mesa dos consumidores é muito pouca comida que não são inutilizadas? Por isso que a alimentação em quaisquer lugares do mundo é caríssima. O desperdício também é muitíssimo exagerado no mundo onde muita gente necessita de um simples prato de alimento e não tem. Esta escassez dos produtos alimentícios se percebe nos pontos de revendas no atacado e no varejo.

 

Se pudéssemos empilhar todos os alimentos desperdiçados dariam uma montanha.

A imagem mostra o ponto de interrogação (?) questionar o porquê de tantos alimentos jogados no lixo.
O ponto de interrogação(?)questiona o porquê do desperdício de alimentos.


Vamos pensar! Se pudéssemos somar todos os alimentos jogados fora por vários motivos dariam uma pequena montanha de pratos estragados. Entretanto, essa montanha de comida inutilizada vai para os lixões das cidades e tem muita gente que sobrevive desses alimentos.

Quando essa quantidade de comida chegar aos lixões serve de matéria-prima para alimentar gente e animais? Não se espantem, mas essas toneladas de mantimentos que são jogados diariamente nos lixões de todo o mundo vão alimentar alguém. A princípio avaliado como impróprias para o consumo humano. No entanto, é à base de alimentação segura para muitas pessoas que ainda disputam com os animais esses produtos deteriorados para matarem a fome e tentar sobreviver. Fica este alerta, porque vivemos em uma sociedade onde uma minoria tem tudo, uma parcela tem o suficiente para viver e uma grande maioria não tem nada. São desprovidos das coisas de primeira necessidade para garantir a própria sobrevivência.

No século XXI muitas pessoas se alimentam de lixo, é lamentável.

 

Em pleno século XXI vivemos em um planeta onde predomina, é a lei cruel do egoísmo, para garantir a sobrevivência. Onde o forte sobrepõe sobre o fraco? Uns vivem em pleno luxo, outros sobrevivem das migalhas, que caem da mesa e que vão parar nos lixões. Estes restos serão disputados entre homens, animais, urubus e outros seres que nasceram do lixo. Quero que fique bem claro, que não estou criticando quem vive da reciclagem do lixo, considero um trabalho digníssimo. A natureza, e todo o ecossistema agradece estes heróis.

Estou pensando na pobreza de muitos seres humanos, que encontram nos lixões o seu meio de viver catando restos de comidas jogadas por quem possui demais e despejam no lixo. Contudo, são incapazes de fazer uma boa ação de comprar e doar alguma alimentação para saciar a fome de muitas pessoas.

O egoísmo do homem, ser pensante, é de tamanha crueldade, que preferem jogar alimentos no lixo em vez de doar aquem precisa. Para não distribuir com quem não tem comida para nutrir-se todos os dias da vida. Quem nunca passou fome, não sabe o que é isso. Assim sendo, desperdiçam mantimentos com muita facilidade e jogam para os animais, seres irracionais, os quais agem por instinto e atitudes solidárias, mais do que o homem ser racional, que morre com o próprio veneno do egoísmo.

 


O filme curta-metragem ``Ilha das flores'', que foi filmado na Cidade de Porto Alegre, a Capital do Estado do Rio Grande do Sul. É uma belíssima produção de Jorge Furtado, nos anos oitenta, mas é atualíssimo. Aborda muitas facetas do conhecimento e da realidade do ser humano. Todavia, este filme ilustra bem esta relação da perversidade egoísta do homem e sua luta para sobreviver concorrendo às migalhas de alimentos arremessadas, aos lixões das grandes cidades do mundo. Esta realidade cruel dessas localidades reais, ilhas das flores, representa todas outras existentes pelo mundo.

O desperdício de alimentos é universal e muita gente continua passando fome.

Portanto, o desperdício de alimentos existe em todos os países e cada um tem suas desculpas não convincentes para realizar este ato desumano. Aqui em nosso país além da falta de manejo dos produtos alimentícios no campo onde se inicia a perda maior. A vigilância sanitária impõe muitos empecilhos para barrar a distribuição correta das sobras dos produtos hortifrutigranjeiras dos supermercados, das centrais de distribuições. As sobras de comida em perfeito estado para o consumo humano dos restaurantes para as pessoas necessitadas. As normas criam punições para os donos de restaurantes e hotéis para não poderem distribuir comida a quem tem fome.

Imperioso que se estabeleça normas que facilitem a redistribuição das sobras de sustentos sadios para quem tem fome e se evitasse ser jogados no lixo dos estabelecimentos, para serem levados até aos lixões e lá ser disputados entre famintos humanos, animais e outros insetos próprios desses “habitats” dos resíduos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

A família Barros no Brasil e no mundo.

O apelo é desafiador. Família Barros. Após diversos apelos de familiares, amigos e descendentes da Família Barros, solicitamos realizar uma pesquisa e elaboração de um artigo sobre nossas origens. Agora tomei coragem e assumi esta responsabilidade de efetuar este trabalho. Uma tarefa desafiadora, mas, ao mesmo tempo, muito interessante para conhecermos nossas raízes. Em psicologia, é possível compreender a inquietude provocada pela busca do homem por sua identidade familiar. A curiosidade de saber onde estamos, de onde viemos e de onde as nossas origens foram originadas é dever do ser humano. É uma tarefa difícil, mas, gradualmente, vou construindo essa trajetória histórica. Informo que este é um trabalho de análise histórica genérica e não uma genealogia de uma família específica.  Dessa forma, considero este trabalho como um esforço inicial, dada a magnitude desta família, que está dispersa pelo Brasil e pelo mundo.  No entanto, acredito que ele pode ser aprimorado com a ajuda dos le