Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

A lenda do chefe Fujão.

Da Política às Pistas de Fuga. Chefe Fujão fugindo da justiça na madrugada. Em Fugópolis, a capital da esperteza e do desaparecimento, reinava supremo o Chefe Fujão. Desde a infância, ele era um mestre da camuflagem, capaz de se transformar em uma poça d'água ou num grão de areia quando a situação apertava. Na escola, enquanto os outros faziam lição de casa, ele estava ocupado traçando rotas de fuga por baixo da carteira. Ao ingressar nas forças armadas, sua carreira foi uma comédia de erros, ou melhor, de fugas. Ao invés de defender a pátria, ele defendia seu próprio umbigo, desertando em missões importantes para ir pescar. Seus superiores, exasperados, o expulsaram com um sorriso amarelo e um conselho: "Vá pescar em outro rio!" A política foi o próximo capítulo dessa saga épica. Eleito deputado, Fujão se dedicou a uma atividade insuspeita: a arte de não fazer nada. Seus discursos eram tão longos e incoerentes que até os próprios colegas cochilavam. Mas sua maior habilid

Brasilia a casa da democracia em festa.

Brasília a casa da democracia do Brasil, comemora os seus 54 anos de história, politica dos brasileiros.


A foto mostra a Catedral de Brasilia a noite ela está bem iluminada para a festa de aniversário.
Catedral de Brasilia uma obra arquitetônica de Oscar Niemeyer   

Hoje Brasília está de aniversário são 54 anos de história politica produzida de acertos, desacertos, esperança, desesperanças, vitórias, derrotas, alegrias, choros, frustrações e muitas emoções. Assim é composta a democracia do povo e para o povo.
A democracia brasileira ganhou sua casa definitivamente no planalto central do Brasil. Uma habitação moderna pensada e traçada pelas mãos do maior arquiteto modernista Oscar Niemeyer 1907-2012. E o arquiteto e grande urbanista Lúcio Costa (1902-1998) que projetou o famoso plano piloto da capital federal.
Exatamente no dia 21 de abril de 1960 foi inaugurada pelo então presidente da época Juscelino Kubitschek, Brasília a nova Capital do Brasil. É neste templo democrático, que reside também o centro do poder administrativo da nação brasileira. É lá onde nasceu na nossa atual lei magna a Constituição Federal de 1998. A partir dela brotam outras leis,  direitos e  deveres para todos cidadãos.

Neste ambiente de embate politico, envolvendo todos os partidos que compõe o Congresso Nacional. É aí que são votados os anseios do povo, transformados em lei pelos nossos representantes da Câmara e Senado Federal, sancionado (a) pelo (a) chefe (a) da nação o Presidente (a) da Republica. Promovendo a convivência democrática da nação brasileira.
Os poderes legislativo, executivo e judiciário, autônomos e harmoniosos são os guardiões da democracia, o governo do povo. São eles que também fazem a democracia ser colocada em prática através das leis federais. Muitas delas vêm em beneficio e outras tiram benéficos do povo. Infelizmente os deputados e senadores tem mais se preocupados em seus próprios bem estar do que dos problemas dos brasileiros. Criam, votam, aprovam leis favoráveis a eles e deixam o povo desamparado. 

Na democracia geralmente as decisões não agradam a todos. 

A democracia é o governo do povo
A democracia é o governo do povo.
Entretanto, como vivemos em uma democracia as decisões que são concretizadas nem sempre agradam a nação. E quando isso ocorre o povo vão as ruas, as redes sociais até que se reverta uma lei injusta. A democracia ouve os clamores dos seus filhos exigindo justiça. Nestes anos de história do exercício democrático o povo foi às ruas e reverteram, muitas leis injustas que retiravam seus direitos fundamentais.

É no lar da democracia que abriga os representantes do povo. Estes podem ser também ser expulsos do convívio democrático quando comentem “mal feitos” que faz sangrar a democracia. Já vimos presidente e muitos deputados e senadores serem expulsos do lar onde abriga a democracia.
Não podemos nos esquecer da Inconfidência mineira de 1789 umas das mais importantes articulações politicas da época onde os brasileiros lutavam por liberdade. Esse movimento era por formado por intelectuais que exigiam a independência, vislumbrava assim a democracia. Nessa batalha um herói deu sua vida em sacrifício em nome da liberdade. Um herói que não fugiu de sua causa. O inconfidente, Joaquim José da Silva Xavier, conhecido por “Tiradentes” foi enforcado em praça pública para intimidar os que lutavam por liberdade. Seu sacrifício serviu de motivação para a conquista da independência do Brasil, em anos posteriores.  

Portanto, hoje neste aniversário da capital federal o povo deveria lotar as esplanadas dos ministérios e todos os setores onde habita a democracia para gritar contra muitas injustiças que os representantes do povo estão cometendo. Exemplo a PEC 4330 que prever a lei terceirização que rouba os direitos dos trabalhadores.

Cobrar deles que votasse a extinção do fator previdenciário. Votassem contra a redução da responsabilidade maioridade de 18 para 16 anos. E votassem, aprovassem urgentemente a lei anticorrupção. Outras tantas leis que são fundamentais para vida do povo brasileiro. De qualquer forma hoje é dia de festa do lar da democracia.  Parabéns para os brasilienses, para democracia e para toda a nação brasileira. Viva a nossa democracia! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

A família Barros no Brasil e no mundo.

O apelo é desafiador. Família Barros. Após diversos apelos de familiares, amigos e descendentes da Família Barros, solicitamos realizar uma pesquisa e elaboração de um artigo sobre nossas origens. Agora tomei coragem e assumi esta responsabilidade de efetuar este trabalho. Uma tarefa desafiadora, mas, ao mesmo tempo, muito interessante para conhecermos nossas raízes. Em psicologia, é possível compreender a inquietude provocada pela busca do homem por sua identidade familiar. A curiosidade de saber onde estamos, de onde viemos e de onde as nossas origens foram originadas é dever do ser humano. É uma tarefa difícil, mas, gradualmente, vou construindo essa trajetória histórica. Informo que este é um trabalho de análise histórica genérica e não uma genealogia de uma família específica.  Dessa forma, considero este trabalho como um esforço inicial, dada a magnitude desta família, que está dispersa pelo Brasil e pelo mundo.  No entanto, acredito que ele pode ser aprimorado com a ajuda dos le