Da Política às Pistas de Fuga. Chefe Fujão fugindo da justiça na madrugada. Em Fugópolis, a capital da esperteza e do desaparecimento, reinava supremo o Chefe Fujão. Desde a infância, ele era um mestre da camuflagem, capaz de se transformar em uma poça d'água ou num grão de areia quando a situação apertava. Na escola, enquanto os outros faziam lição de casa, ele estava ocupado traçando rotas de fuga por baixo da carteira. Ao ingressar nas forças armadas, sua carreira foi uma comédia de erros, ou melhor, de fugas. Ao invés de defender a pátria, ele defendia seu próprio umbigo, desertando em missões importantes para ir pescar. Seus superiores, exasperados, o expulsaram com um sorriso amarelo e um conselho: "Vá pescar em outro rio!" A política foi o próximo capítulo dessa saga épica. Eleito deputado, Fujão se dedicou a uma atividade insuspeita: a arte de não fazer nada. Seus discursos eram tão longos e incoerentes que até os próprios colegas cochilavam. Mas sua maior habilid
Brasília a casa da democracia do Brasil, comemora os seus 54 anos de história, politica dos brasileiros.
Hoje Brasília está de aniversário são 54 anos de história politica produzida de acertos, desacertos, esperança, desesperanças, vitórias, derrotas, alegrias, choros, frustrações e muitas emoções. Assim é composta a democracia do povo e para o povo.
A democracia brasileira ganhou sua casa definitivamente no planalto central do Brasil. Uma habitação moderna pensada e traçada pelas mãos do maior arquiteto modernista Oscar Niemeyer 1907-2012. E o arquiteto e grande urbanista Lúcio Costa (1902-1998) que projetou o famoso plano piloto da capital federal.
Exatamente no dia 21 de abril de 1960 foi inaugurada pelo então presidente da época Juscelino Kubitschek, Brasília a nova Capital do Brasil. É neste templo democrático, que reside também o centro do poder administrativo da nação brasileira. É lá onde nasceu na nossa atual lei magna a Constituição Federal de 1998. A partir dela brotam outras leis, direitos e deveres para todos cidadãos.
Neste ambiente de embate politico, envolvendo todos os partidos que compõe o Congresso Nacional. É aí que são votados os anseios do povo, transformados em lei pelos nossos representantes da Câmara e Senado Federal, sancionado (a) pelo (a) chefe (a) da nação o Presidente (a) da Republica. Promovendo a convivência democrática da nação brasileira.
Os poderes legislativo, executivo e judiciário, autônomos e harmoniosos são os guardiões da democracia, o governo do povo. São eles que também fazem a democracia ser colocada em prática através das leis federais. Muitas delas vêm em beneficio e outras tiram benéficos do povo. Infelizmente os deputados e senadores tem mais se preocupados em seus próprios bem estar do que dos problemas dos brasileiros. Criam, votam, aprovam leis favoráveis a eles e deixam o povo desamparado.
Na democracia geralmente as decisões não agradam a todos.
A democracia é o governo do povo. |
É no lar da democracia que abriga os representantes do povo. Estes podem ser também ser expulsos do convívio democrático quando comentem “mal feitos” que faz sangrar a democracia. Já vimos presidente e muitos deputados e senadores serem expulsos do lar onde abriga a democracia.
Não podemos nos esquecer da Inconfidência mineira de 1789 umas das mais importantes articulações politicas da época onde os brasileiros lutavam por liberdade. Esse movimento era por formado por intelectuais que exigiam a independência, vislumbrava assim a democracia. Nessa batalha um herói deu sua vida em sacrifício em nome da liberdade. Um herói que não fugiu de sua causa. O inconfidente, Joaquim José da Silva Xavier, conhecido por “Tiradentes” foi enforcado em praça pública para intimidar os que lutavam por liberdade. Seu sacrifício serviu de motivação para a conquista da independência do Brasil, em anos posteriores.
Cobrar deles que votasse a extinção do fator previdenciário. Votassem contra a redução da responsabilidade maioridade de 18 para 16 anos. E votassem, aprovassem urgentemente a lei anticorrupção. Outras tantas leis que são fundamentais para vida do povo brasileiro. De qualquer forma hoje é dia de festa do lar da democracia. Parabéns para os brasilienses, para democracia e para toda a nação brasileira. Viva a nossa democracia!
Comentários
Postar um comentário
Por gentileza deixe seu comentário é muito importante para nosso trabalho.