Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

A lenda do chefe Fujão.

Da Política às Pistas de Fuga. Em Fugópolis, a capital da esperteza e do desaparecimento, reinava supremo o Chefe Fujão. Desde a infância, ele era um mestre da camuflagem, capaz de se transformar em uma poça d'água ou num grão de areia quando a situação apertava. Na escola, enquanto os outros faziam lição de casa, ele estava ocupado traçando rotas de fuga por baixo da carteira. Ao ingressar nas forças armadas, sua carreira foi uma comédia de erros, ou melhor, de fugas. Ao invés de defender a pátria, ele defendia seu próprio umbigo, desertando em missões importantes para ir pescar. Seus superiores, exasperados, o expulsaram com um sorriso amarelo e um conselho: "Vá pescar em outro rio!" A política foi o próximo capítulo dessa saga épica. Eleito deputado, Fujão se dedicou a uma atividade insuspeita: a arte de não fazer nada. Seus discursos eram tão longos e incoerentes que até os próprios colegas cochilavam. Mas sua maior habilidade era a de parecer ocupado enquanto bocejav

A reforma política é compromisso para com a nação.

Os interesses dos políticos abortam, a reforma política no país.

A imagem mostra figuras geométricas uma bola sobre o dado que representa o jogo politico na questão da reforma politica do Brasil.
A reforma Politica no Brasil.

A reforma política brasileira é o legitimo “calcanhar de Aquiles”, isto é ,os interesses dos políticos,  a ser vencido durante esta nova legislatura do Congresso Nacional. Um tema amplo, forte de extrema importância para a sociedade. Entretanto vem se transformando ao longo dos anos num dos mais vulneráveis projetos de lei perante os jogos de interesses dos próprios políticos. Propositadamente travam constantemente seu andamento e assim já se passaram doze anos sem avanços relevantes. Os interesses dos políticos sobrepõem aos da nação. Continuamente quando se pensa em reformas imediatamente vem à mente das pessoas simplesmente a reforma eleitoral. Logo aparece os temas como financiamento de campanha, o intervalo das eleições municipais e gerais, o tipo de voto, fim do voto obrigatório, coligações etc. Entretanto, este tema é muito mais amplo, a maioria nem faz ideia da tamanha complexidade da abrangência para a vida de todos os cidadãos.

A importância da consciência política dos cidadãos.


Não esquecer a importância da política na vida de todos os cidadãos, tudo é efeito da ação política em todos os entes federados, isto é,  municípios, estados e país.  Contudo é imprescindível a mudança de mentalidade dos habitantes da cidade em relação à política.

Quando a maioria participar ativamente de todo o processo eleitoral gera-se uma grande muralha contra a corrupção, contra os maus políticos. Não adianta simplesmente eleger um candidato e depois esquecer de cobrar dele idoneidade. Nesta reforma tem que haver um canal de participação direta entre o eleitor e quem ele o escolheu para ser seu representante.

Hoje existe um distanciamento infinito, entre o eleitor e seu representante eleito.  Não há aproximação entre ambas as partes. Um absurdo, mas a maioria dos eleitores, nem se lembra em que votou para ser o seu porta voz no parlamento estadual e federal ou câmara  dos deputados. O candidato somente bate à porta do eleitor em época de campanha, essa e tantas outras situações devem ser vista nesta reforma que está patinando a anos e não sai do lugar.

Muitos legisladores se elegeram com a bandeira da reforma política.


A grande maioria dos deputados e senadores foram   eleitos empunhando essa bandeira de fazer desatar este novelo da reforma política. Repleto de inúmeros interesses obscuros, emperrando o andamento dos trabalhos legislativos visando o bem comum da nação. O resultado está aí todos são levados a engavetar há mais de doze anos todas as propostas de reformas. Esta situação ridícula vem ocorrendo desde quando chegou a primeira proposta de reforma. Até o momento tantas outras entraram na Câmara Federal, mas    estão servindo de alimento para fungos, bactérias e ácaros nos arquivos da casa do povo. Enquanto isso a nação permanece sem nada”. Entra governo e sai governo e as propostas para uma ampla reforma permanece mofando nas gavetas dos legisladores que estão mais concentrados em zelar pelos seus próprios interesses do que dos interesses da nação.

A reforma política é fundamental para limpar tudo o que estiver de errado, como os vícios democráticos, os interesses escusos, que atrapalham e prejudica a transparecia na política nacional. É a própria falta de regras claras que embaraça o bom andamento da política nacional. Somente assim é que as maracutaias, as tramoias, poderão ser suprimidas da vida política nacional. Não é novidade, mas sempre é bom ressaltar que maldição da corrupção; está infiltrada em todos os bastidores das administrações públicas onde existe a participação dos políticos. Isso em todas as esferas governamentais. Desde as câmaras de vereadores, assembleia legislativas estaduais, passando pela câmara e Senado federal, atingindo os mais altos escalões dos governos municipais, estaduais e federais. Veja o vídeo explicativo do professor de direito Sergio Borja da Universidade Federal do RS-UFRGS.

                                        


Todos os brasileiros clamam por reforma política.

                      

Portanto, a nação brasileira clama por uma reforma ampla que venha moralizar a política nacional. Não vai ser fácil, pois é do conhecimento da população a existência de muitos jogos de interesses tentando imperar e enfraquecer esta atividade importante para o país. Além disso, essa atual legislatura tem um sério e grande compromisso com o povo que os escolheu para essa e tantas outras missões, durante esses quatro anos.  São mais de uma década de um tortuoso e íngreme   caminho percorrido. Falta daqui para frente os legisladores completarem essa longa maratona dessa tão almejada reforma política.  Aperfeiçoar os projetos de reformas a serem trabalhados por todos os políticos que representam o povo. Eles têm o dever e a obrigação de concluir esta reforma de maneira ampla para que as próximas eleições sejam livres e sérias.  Criar mecanismos legais para precatar-se de qualquer tentativa de corrupção. Leis que punam severamente os corruptos e os corruptores em todas as esferas das administrações públicas regida pelos políticos que zelam a política nacional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

A família Barros no Brasil e no mundo.

O apelo é desafiador. Família Barros. Após diversos apelos de familiares, amigos e descendentes da Família Barros, solicitamos realizar uma pesquisa e elaboração de um artigo sobre nossas origens. Agora tomei coragem e assumi esta responsabilidade de efetuar este trabalho. Uma tarefa desafiadora, mas, ao mesmo tempo, muito interessante para conhecermos nossas raízes. Em psicologia, é possível compreender a inquietude provocada pela busca do homem por sua identidade familiar. A curiosidade de saber onde estamos, de onde viemos e de onde as nossas origens foram originadas é dever do ser humano. É uma tarefa difícil, mas, gradualmente, vou construindo essa trajetória histórica. Informo que este é um trabalho de análise histórica genérica e não uma genealogia de uma família específica.  Dessa forma, considero este trabalho como um esforço inicial, dada a magnitude desta família, que está dispersa pelo Brasil e pelo mundo.  No entanto, acredito que ele pode ser aprimorado com a ajuda dos le