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A lenda do chefe Fujão.

Da Política às Pistas de Fuga. Em Fugópolis, a capital da esperteza e do desaparecimento, reinava supremo o Chefe Fujão. Desde a infância, ele era um mestre da camuflagem, capaz de se transformar em uma poça d'água ou num grão de areia quando a situação apertava. Na escola, enquanto os outros faziam lição de casa, ele estava ocupado traçando rotas de fuga por baixo da carteira. Ao ingressar nas forças armadas, sua carreira foi uma comédia de erros, ou melhor, de fugas. Ao invés de defender a pátria, ele defendia seu próprio umbigo, desertando em missões importantes para ir pescar. Seus superiores, exasperados, o expulsaram com um sorriso amarelo e um conselho: "Vá pescar em outro rio!" A política foi o próximo capítulo dessa saga épica. Eleito deputado, Fujão se dedicou a uma atividade insuspeita: a arte de não fazer nada. Seus discursos eram tão longos e incoerentes que até os próprios colegas cochilavam. Mas sua maior habilidade era a de parecer ocupado enquanto bocejav

O berimbau é ícone, da arte musical, dos afro-brasileiros.

O berimbau é ícone, da arte musical, dos afro-brasileiros.



A imagem apresenta um berimbau e seus componentes que o complementam.
O Berimbau e seus componentes que o complementam.


A presente postagem apresenta o instrumento berimbau, de origem africana, que se adaptou excelentemente entre os brasileiros e seus descendentes. Ele executa a música negra de excelência, a capoeira.

O berimbau produz um som musical que expressa a liberdade corporal presente em uma roda de capoeira. 

Embora existam controvérsias entre os historiadores sobre sua origem, o berimbau é considerado um dos instrumentos musicais mais alegres e de origem africana. No entanto, tudo indica que este extraordinário instrumento da música tenha nascido no Continente Africano.


É ele que determina o ritmo das músicas nas rodas de capoeira. Sua influência é ampla em outros gêneros musicais. O vocábulo “Berimbau” origina-se do termo quimbundo = berimbau. “Urucungo” origina-se do termo quimbundo ri'kungu, que significa “cova”. É uma referência à cavidade do berimbau.


 


A música como arte universal inclui múltiplos instrumentos produzindo o som das nações e suas culturas. A música brasileira de raiz é gerada a partir desta mesclada, misturas de povos e seus instrumentos musicais, emanados de outros continentes. Contudo, é assim que se forma uma miscigenação rica em peculiaridades artísticas, especialmente, quanto à música como identificadoras dos sons e da sua origem afro-brasileira.


 


As pessoas viajam ao som de canções.

 


O som retirado do berimbau nos leva a fazer viajar a partes do imenso continente africano, especificamente de Angola.


Foi de lá onde os nossos irmãos angolanos, quando vieram para o Brasil como escravos, trouxeram em suas bagagens o berimbau. Este instrumento gerador de uma música singular a partir das cordas para marcar o ritmo sonoro da capoeira. Os escravos conseguiram manter viva a sua cultura africana, em terras brasileiras. Também em meio às perseguições foram ousadas em disseminar esta arte para todo o país, até os dias atuais. O som da capoeira extraída do berimbau é uma arte que somente os africanos e seus descendentes sabem executar com perfeição. Entretanto, os brasileiros ao longo dos anos assimilaram com facilidade esta dança acrobática que conduz a animação, a união e a preservação de uma cultura nas rodas de capoeiras. Atualmente existe vigorosamente em muitas das cidades brasileiras. Representa uma verdadeira expressão de liberdade para todos que praticam a capoeira ao som da música retirada de um berimbau.


 


No período da escravidão, era proibido tocar berimbau.

 


Ressaltando que no período da escravidão era proibido aos escravos tocarem o berimbau para praticarem a dança da capoeira. Somente podiam tocar, dançar e lutar nas senzalas em dia de festa. Eles faziam suas exibições às escondidas. Quando flagrados sofriam punições severas através do capitão do mato, escravo também, mas perseguia, maltratava seus coirmãos a mando do senhor de engenho. O berimbau é um rico instrumento onde o tocador hábil pode tirar praticamente todos os sons e ritmos musicais. Para que o som que marque o compasso da capoeira, ou para ritmar qualquer música popular, clássica e até mesmo a erudita.


 


Instrumento de corda e dar o ritmo da capoeira.

 

 


Este instrumento é fabricado de corda utilizado para realizar percussão na capoeira. O formato do arco e da vara de madeira são equivalentes a um comprimento aproximado de 1,20 m a 1,60 m, e há um fio de aço preso nas extremidades da vara. Em uma das extremidades do arco é fixada uma cabaça, com a função de expandir o som dançante. O berimbau é então este instrumento rico em detalhes para produzir uma sofisticada batida ritmada da música para a prática da capoeira.


Para tocar o berimbau é preciso dominar com precisão os seus sete componentes fundamentais, obtendo assim um ritmo de qualidade. Apesar de parecer um instrumento que apresenta características simples para produzir um som de qualidade, é necessário ter conhecimento de sua estrutura complexa e ter domínio de cada parte.


O berimbau é produzido desta forma.

 

Compreenda os elementos de um berimbau e sua descrição minuciosa é benéfica para criar esse belo instrumento musical.


 


01 — Baqueta é uma espécie de vareta de madeira, que mede entre 30 e 40 cm, é batida contra a corda para emitir o som do berimbau.


02 — Dobrão é uma moeda que circulou no Brasil no Reinado de Doam VI. Geralmente hoje muitos artistas do berimbau usa uma pedra pequena e trabalhada. Ela é segurada entre o polegar e o indicador da mão esquerda e faz variar as notas emitidas pelo berimbau, dependendo da pressão que conduze na corda.


03 — Cabaça é fruto seco e limpo da cabeceira, árvore comum do Nordeste brasileiro. Em outras regiões do Brasil é conhecido como prorrogo e outras denominações. Possui o formato de uma cuia e funciona como caixa de ressonância.


04 — Verga é o arco, com cerca de 1,60 m de comprimento, é efetuado geralmente do caule de um arbusto chamado biriba, comum no Nordeste do Brasil.


05 — Corda normalmente é um fio de arame de aço bem esticado. Os mais usados são de pneus radiais, mas pode utilizar outros que sejam resistentes e produzam um som de qualidade.


06 — Amarração da cabeça para se produzir um som de qualidade é fundamental um fio prender esta cabaça à encurvada auxiliando a passar o som emitido através deste fio preso de ponta a outra.


07 — Caxixe é um pequeno chocalho cheio de pedrinhas para facilitar a marcação do ritmo da luta da capoeira. (Fonte: partes do berimbau)


 

Na música, não há nenhum instrumento que seja excluído.

 


Sendo assim, no mundo da música, não há instrumentos excluídos, pelo contrário, todos podem fazer um som sincronizado, deixando qualquer gênero musical perfeitamente compassado e gostoso de ouvir. O berimbau não se limita ao uso da capoeira, mas oferece inúmeras possibilidades de acompanhamento em diversos estilos musicais. Assim sendo, o berimbau abre caminho para os compositores novos que apreciam esse ritmo criarem variações e incorporarem o berimbau em suas novas composições. No entanto, são produzidas músicas que expressam a essência brasileira, sem, contudo, deixar de lado a essência histórica deste instrumento musical que é um ícone da música de raiz. Gostaria que ouvíssemos este som maravilhoso de um berimbau legítimo, marcando a ginga e sincronização de uma belíssima roda de capoeira. 👍



Comentários

  1. Excelente publicação
    Um artigo completo sobre a capoeira
    O vídeo é demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei escrever essa postagem sobre a capoeira. O nosso país é riquíssimo na arte musical. É fundamental a divulgação da nossa arte para o mundo comhecer e apreciar.

      Excluir

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