Da Política às Pistas de Fuga. Em Fugópolis, a capital da esperteza e do desaparecimento, reinava supremo o Chefe Fujão. Desde a infância, ele era um mestre da camuflagem, capaz de se transformar em uma poça d'água ou num grão de areia quando a situação apertava. Na escola, enquanto os outros faziam lição de casa, ele estava ocupado traçando rotas de fuga por baixo da carteira. Ao ingressar nas forças armadas, sua carreira foi uma comédia de erros, ou melhor, de fugas. Ao invés de defender a pátria, ele defendia seu próprio umbigo, desertando em missões importantes para ir pescar. Seus superiores, exasperados, o expulsaram com um sorriso amarelo e um conselho: "Vá pescar em outro rio!" A política foi o próximo capítulo dessa saga épica. Eleito deputado, Fujão se dedicou a uma atividade insuspeita: a arte de não fazer nada. Seus discursos eram tão longos e incoerentes que até os próprios colegas cochilavam. Mas sua maior habilidade era a de parecer ocupado enquanto bocejav
Será injetado 158 bilhões de Reais na economia do Brasil com o 13º salário.
A foto mostra uma cédula de Cem Reais do dinheiro do Brasil. |
A Partir do dia 15 de novembro até do dia 20 de dezembro todos os brasileiros que tem direito de receber, obrigatoriamente o décimo terceiro salário; estabelecido em lei. Todos aguardam este dinheiro ansiosos e torcem para chegar logo o dia do pagamento. A Partir de então, todos iniciam as idas às agências bancárias, mas agora a maioria verifica através dos aplicativos dos bancos baixados da internet, para conferir a conta bancária se já foi depositado este salário tão esperado durante ao longo do ano. Benefício justo por mais um ano de trabalho, que vai ajudar bastante nas despesas do fim e início do ano novo.
Em todo o país são 84,7 milhões de pessoas que devem ter o pagamento do 13º salário, aproximadamente 32,7 milhões, ou 38,6% do total, são aposentados ou pensionistas do INSS. Os demais são empregados formais, são 52 milhões de trabalhadores que soma o percentual de 61,4% do total dos beneficiados.
Este direito salarial é obrigatório ao empregador privado e público a pagar aos empregados em duas parcelas até o final do ano, no valor que corresponde a 1/12 (um doze avos) da remuneração para cada mês trabalhado. A previsão é que o setor econômico receba uma injeção extra de aproximadamente 158 bilhões de Reais na economia.
Período de recolhimento dos impostos governamentais e são bastante abusivos.
Isto é muito importante para todos, tanto para o empregado quanto o empregador, ganharam fôlego nas contas. O próprio governo que também vai pagar e simultaneamente arrecadar o maior volume de impostos.
Isto ocorre porque é nesta época em que os cidadãos geralmente quitam os impostos municipais, estaduais e federais. Na infinidade dos impostos tem aqueles os mais conhecidos como IPTU, IPVA, DPVAT, etc, mas não dá para citar todos que é uma lista enorme. Muitos aguardam este salário extra para quitar as dívidas atrasadas, gastos nas despesas escolares e quando sobra dinheiro, quase impossível para a grande maioria do povo,contudo tem alguns afortunados que até reservam uma grande parte para a poupança ou outros tipos de investimentos. Na realidade a maioria da população paga as dívidas em atrasos e uma mínima parte, vai mesmo para os presentes e as comilanças das festas de fim de ano.
É fundamental planejar corretamente o seu 13º salário.
Por isso que é fundamental um bom planejamento como usufruir melhor deste salário tão aguardado e esperado por todos que tem o direito por lei de receber. Não simplesmente desperdiçar em compras compulsivas ou sem planejamento, que depois vai se arrepender, de não ter usado adequadamente este ganho extra de fim de ano.
O décimo terceiro salário no Brasil já passa de meio século de vida, este direito do trabalhador brasileiro foi criado em 13/07/1962 pelo então Presidente da República João Goulart através da lei 4.090 essa lei sofreu inúmeras regulamentações e alterações até a atual Constituição de 1988. Um direito do cidadão que todos os empregadores devem respeitar como manda a lei.
Portanto, é fundamental que saibamos administrar bem este salário extra para que todos possam entrar em 2015 sem dívidas. Para isso é fundamental um bom planejamento para não gastar tudo de uma única vez e já comprometer o décimo salário do próximo ano. Muito cuidado; sem muita empolgação e evitar comprar por impulso porque o arrependimento chega cedo irreversivelmente. Vamos comemorar e aproveitar bem este ótimo benefício com parcimônia porque é um dinheiro que se ganha a base de muito esforço e suor durante os 365 dias do ano.
Comentários
Postar um comentário
Por gentileza deixe seu comentário é muito importante para nosso trabalho.