Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

A lenda do chefe Fujão.

Da Política às Pistas de Fuga. Em Fugópolis, a capital da esperteza e do desaparecimento, reinava supremo o Chefe Fujão. Desde a infância, ele era um mestre da camuflagem, capaz de se transformar em uma poça d'água ou num grão de areia quando a situação apertava. Na escola, enquanto os outros faziam lição de casa, ele estava ocupado traçando rotas de fuga por baixo da carteira. Ao ingressar nas forças armadas, sua carreira foi uma comédia de erros, ou melhor, de fugas. Ao invés de defender a pátria, ele defendia seu próprio umbigo, desertando em missões importantes para ir pescar. Seus superiores, exasperados, o expulsaram com um sorriso amarelo e um conselho: "Vá pescar em outro rio!" A política foi o próximo capítulo dessa saga épica. Eleito deputado, Fujão se dedicou a uma atividade insuspeita: a arte de não fazer nada. Seus discursos eram tão longos e incoerentes que até os próprios colegas cochilavam. Mas sua maior habilidade era a de parecer ocupado enquanto bocejav

Homem é o ser pensante.

O Criador do homem é Deus, Ser Perfeito e Pensante.

A imagem de fundo vermelho e azul claro em forma de círculo em volta diz: o homem ente pensante e ao centro uma interrogação.
O homem o ente pensante?


O homem é pensante porque foi criado por Deus que é vivo, perfeito e pensa. Quem criou o homem somente pode ser um ente vivo perfeitíssimo é constituído de o atributo pensar! Todos os argumentos que procuram comprovar que não foi Deus o autor da vida são falíveis de refutação. Há inúmeras teses, teorias e tratados em relação está a questão. Cada um defende sua ideia de acordo com seu ponto de vista, conhecimento, ciência, crença, filosofia e ideologia. Não vou discutir nenhuma teoria, apenas respeitarei o pensar de todos. No entanto, farei uma reflexão a partir do meu conhecimento e principalmente do que creio.

 

Pense bem! Quão grande é a perfeição de Deus. Ele é perfeito em si mesmo. Ele é intenso e possui o predicado de pensar e arquitetar uma criação perfeita em absoluto. Não precisamos de muitas especulações para comprovar esta verdadeira tese que foi Deus que em sua onipotência, sabedoria e perfeição o gerador do ser humano. Criatura que também é fisicamente prefeito, pensante, mas pecador.

 

A imensidão do Universo revela a perfeição do Criador.

 

Basta observar e contemplar a imensidão do universo e todos os grandes e detalhes que concluem o conjunto de uma obra completa, perfeita, como toda a infinitude incomensurável e desconhecida do cosmo. Até agora não tem nenhuma explicação que não seja refutável pelos que defendem que tudo foi criado por uma explosão. Ainda que tudo tivesse sido iniciado por uma explosão, somente Deus tem este poder para provocar esta erupção que daria o início da criação. Não obstante, nem outro ser que não teria poder para dar início a um processo de criação, a não ser que não fosse Deus um ser vivo e passante.

 

A natureza representa a criatura do Ser perfeito que a criou.

 

O próprio homem é um ser pensante limitado comprova as objeções contra as teorias que afirmam que não foi Deus o criador desta obra-prima e perfeita do universo. Contudo, todas as suas criaturas vivas e inertes provêm das mãos perfeitas do Criador. Olhem e contemplem a natureza e observe como ela é perfeita e completíssima. Pois, representa em sua totalidade, a presença do artífice Divino.

Qual homem pensante e limitado já criou uma vida menor que seja de qualquer espécie: vegetal, animal ou mineral? Ainda que o homem em todo seu conhecimento tecnológico e científico criasse uma vida, antes de tudo Deus criou o ente como ser pensante, e para criar uma espécie de existência e modificar. Deus tem o controle de seu pensar e agir.

Todos os inventos, desde os rústicos aos mais sofisticados que existem na atualidade, somente foi possível graças ao pensar e este cogitar foi concedido por Deus criou o homem dotado deste atributo para refletir. Somente assim qualquer humano pode inventar coisas e mais objetos até que venha facilitar a vida diária de todos.

 

O pensar do homem é criar um ambiente sofisticado e cômodo para viver melhor.

 

Toda a comodidade, sofisticação em todos os setores da nossa vida é fruto do nosso pensar. Entretanto, jamais poderemos esquecer que esta capacidade de pensar foi Deus que quando nos gerou no ventre materno nos habilitou deste atributo espetacular o raciocinar. Sem esta característica espetacular são iguais aos outros seres do universo, que fazem algo por instinto. Quão Deus é vivo e pensante Ele gerou o homem uma criatura com o dom de elucubrar e a partir desta característica o ente transforma o mundo para seu uso adequado ou simplesmente destrói o que foi criado para a sua provisão de vida. Ele deu o livre arbítrio para seguir o caminho do bem ou do mal.

O homem é o ser perfeito, no aspecto físico e imperfeito no espiritual.

 

Portanto, o homem é perfeito em sua estrutura física, mas imperfeito espiritualmente, pois, que traz em si uma natureza pecaminosa, por isso geralmente usa seu pesar nem sempre a serviço do bem, mas muitos a aplicam em prol do mal. A inteligência humana sendo sem limites, é usada nas áreas das ciências e tecnológicas exatas e humanas para fabricação de objetos para facilitar a vida. 

Podemos perceber quantas coisas que já foram construídas e que ainda vão ser criadas, e que transformou a história, os comportamentos sociais, as relações humanas. Pena que o intelecto humano tenha construído objetos que destroem vidas, se tudo que fosse pensado e inventado até a contemporaneidade e estivessem totalmente em prol da vida, as pessoas que habitam este mundo poderiam ser mais humanas. Todavia, teríamos uma sociedade sem violência e injustiças sociais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

A família Barros no Brasil e no mundo.

O apelo é desafiador. Família Barros. Após diversos apelos de familiares, amigos e descendentes da Família Barros, solicitamos realizar uma pesquisa e elaboração de um artigo sobre nossas origens. Agora tomei coragem e assumi esta responsabilidade de efetuar este trabalho. Uma tarefa desafiadora, mas, ao mesmo tempo, muito interessante para conhecermos nossas raízes. Em psicologia, é possível compreender a inquietude provocada pela busca do homem por sua identidade familiar. A curiosidade de saber onde estamos, de onde viemos e de onde as nossas origens foram originadas é dever do ser humano. É uma tarefa difícil, mas, gradualmente, vou construindo essa trajetória histórica. Informo que este é um trabalho de análise histórica genérica e não uma genealogia de uma família específica.  Dessa forma, considero este trabalho como um esforço inicial, dada a magnitude desta família, que está dispersa pelo Brasil e pelo mundo.  No entanto, acredito que ele pode ser aprimorado com a ajuda dos le