O convívio social é regulado em leis, mas tem
cidadãos, que não respeitam.
A imagem diz: Atenção! |
A sociedade brasileira é organizada segundo os princípios constituídos democraticamente formando um grandioso conjunto de leis, para fazer funcionar como uma perfeita engrenagem legislativa; que regulam a convivência civilizada entre os cidadãos. Perante isso muitos habitantes teimam em não respeitar as regras instituídas quebrando a harmonia, sobretudo gerando violência de todos os tipos que podemos imaginar. Se todos cumprissem à risca tudo que está escrito como normas teríamos uma sociedade sem crimes onde reinava a paz.
Sei que é uma utopia pensar num mundo de hoje, uma sociedade totalmente de paz. Onde todos os habitantes sem exceção pudessem viver sem transgredir as leis? Uma vez que a sociedade é composta de homens que são falhos por natureza. Contudo, o que ocorre continuamente? Todos os dias os humanos erram cometendo infrações. Quando uma sociedade é organizada e constituída democraticamente, existe o poder judiciário para aplicar com justiça aos que erram a penalidades previstas nos códigos de leis para corrigi-los. Estes são os objetivos das leis para fazer aqueles que cometerem dolos repararem seus erros na justiça.
Quão intensamente
exige os princípios que regem a sociedade. Apenas estou fazendo uma constatação
de que vivemos sob pressão das advertências, assim mesmo tem muitos cidadãos
que têm muitas dificuldades de respeitá-las e cumpri-las.
Os sinais de advertências estão em todos os
lugares.
Somente são importantes exemplos de advertências, que nos deparamos nas coisas que usamos e nas
regras para viver harmonicamente em sociedade. Contudo, com muito cuidado pode se observar
quantos sinais de advertências padronizados mundialmente, existem em nossa volta? Se não os respeitar,
as consequências surgem imediatamente e podem ser graves. Observe que em
qualquer eletrodoméstico que possuímos em nossas casas, eles vêm acompanhados
de rótulos, lembretes de atenção que estão etiquetados, cada qual contendo
informações importantes para o bom uso e evitar acidentes.
Os manuais que até são
semelhantes aos códigos de leis, pois, quem somente entende são os advogados.
Quantas vezes ligamos o computador imediatamente surge o sinal para advertir que corremos perigo se clicar em algum programa perigoso, este pode destruir ou
roubar dados importantes que estão armazenados nos arquivos e dos dispositivos
ligados a “web”.
As bulas das medicações advertem aos
pacientes.
Os medicamentos todos eles trazem a bula escrita em letras minúsculas e expressões científicas para descrever sua composição química e as advertências para a saúde. As metrópoles estão sinalizadas para o trânsito fluir normal e em segurança, mas raramente isso acontece nas grandes cidades e rodovias do país. Além da Constituição de cada país existem as leis complementares para detalhar a aplicação na sociedade.
Hoje no Brasil existe uma lista de códigos que regulam e ampara a vida de todos. No entanto, mesmo assim ainda existe muita gente que comete desobediência. Atualmente a sociedade brasileira tem as seguintes sequências de normas a serem observadas na Constituição Federal, Estadual e Lei Orgânica Municipal, estas garantem direitos e deveres aos cidadãos.
Depois vêm os códigos nacionais,
decretos, medidas provisórias, e todos os rótulos de advertências, regras de
condomínios, clubes sociais etc.
A sociedade é regida através das parafernálias de leis.
Brasil o grande gerador de leis. |
Portanto, pensar bem é uma parafernália de leis que são legítimas burocracias a serem observadas e cumpridas através dos cidadãos. Diante de tudo isso, o que é que notamos? Muitos cidadãos que também continuam desrespeitando as normas sejam elas nas esferas: municipais, estaduais e federais; agindo desta forma sempre estão em débito com a justiça e a sociedade. O mais espantoso é que em muitos casos os primeiros a desobedecerem são os guardiões das leis.
Geralmente não são punidos como deveriam oferecendo um péssimo exemplo para todos os cidadãos. Todavia, jamais podemos seguir esses maus exemplos, pelo contrário devemos andar conforme a lei caminhando de cabeça erguida sem dever absolutamente nada para a justiça se todos fossem íntegros teríamos uma sociedade mais justa e humana.
Comentários
Postar um comentário
Por gentileza deixe seu comentário é muito importante para nosso trabalho.