Da Política às Pistas de Fuga. Em Fugópolis, a capital da esperteza e do desaparecimento, reinava supremo o Chefe Fujão. Desde a infância, ele era um mestre da camuflagem, capaz de se transformar em uma poça d'água ou num grão de areia quando a situação apertava. Na escola, enquanto os outros faziam lição de casa, ele estava ocupado traçando rotas de fuga por baixo da carteira. Ao ingressar nas forças armadas, sua carreira foi uma comédia de erros, ou melhor, de fugas. Ao invés de defender a pátria, ele defendia seu próprio umbigo, desertando em missões importantes para ir pescar. Seus superiores, exasperados, o expulsaram com um sorriso amarelo e um conselho: "Vá pescar em outro rio!" A política foi o próximo capítulo dessa saga épica. Eleito deputado, Fujão se dedicou a uma atividade insuspeita: a arte de não fazer nada. Seus discursos eram tão longos e incoerentes que até os próprios colegas cochilavam. Mas sua maior habilidade era a de parecer ocupado enquanto bocejav
O inverno os seus contrastes entre desconfortos e tranquilidade.
Gelo acumulado nos campos gauchescos em pleno meses de frio. |
Hoje a partir das 13: 38 do dia 21 de junho de 2015 inicia o inverno no Hemisfério Sul e termina dia 22 de setembro. Uma longa estação, gelada e chuvosa, os dias são curtos e as são noites longas. O inverno principalmente na região Sul do Brasil é uma das estações mais problemática para a população pobre que não tem bons agasalhos para o corpo e uma casa apropriada para resistir o frio. Por outro lado o inverno mostra seu lado aconchegante e avanço da economia durante esse período no turismo e todos os setores ligados ao frio.
As mortes no frio com doenças respiratórias.
Muitos morrem de frio e de doenças respiratórias entre elas, rinites, sinusites, bronquites, crises asmáticas, pneumonias, as gripes comuns e a HN1N1. Os profissionais da meteorologia estão alertando para a presença do fenômeno el niño que pode provocar chuvas acima da média e consequentemente enchentes e danos materiais para a população. Prejuízos de todos os tipos como: alagamentos, deslizamentos de encostas, grandes enchentes e muitas pessoas desabrigadas, tudo isto pode ocorrer se for confirmada para esta temporada a presença deste fenômeno climático provocador de excessos de chuvas e grandes transtornos.
É caracterizada pelo intenso frio e muita chuva. Alguns dias onde existem condições favoráveis ocorrem precipitações de neve principalmente nas regiões serranas da Região Sul. Um dos grandes atrativos para os turistas e os habitantes destas localidades.
Há também as serrações ou neblina baixa muito comum neste período do ano, interrompe a abertura dos aeroportos gerando transtorno para os passageiros. Além de provocar grandes acidentes de automóveis em quase todas as rodovias federais e estaduais desta região do Brasil.
Grandes geadas são muito comuns neste período provocando grandes prejuízos na agricultura e na pecuária matando a vegetação e assim diminuídos a produção de leite e carne. O consumo de energia elétrica aumenta devido ao uso de ar condicionado quente e aquecedores elétricos bastante comuns por aqui. Os cuidados também devem ser redobrados para evitar incêndios e causar tragédias.
As coisas boas do inverno gélido da Região Sul.
Cuia de chimarrão utilizada na Região Sul do Brasil. |
Há de convir que também durante o inverno há muitas outras coisas boas para todos os habitantes desta região e para os turistas. Nesta época do ano muitas pessoas faturam um bom dinheiro vendendo roupas apropriadas para o período gélido e alimentação baseada na culinária típica de cada estado do sul e sudeste do Brasil.
O turismo aumenta consideravelmente a rede hoteleira geram um ótimo percentual de emprego direto e indireto. Outro lado bem gostoso do inverno é curtir o frio em casa com a família diante de uma lareira, fogão a lenha, fazer uma bonita roda de chimarrão passar a cuia de mão em mão, enquanto isso proporcionar uma boa conversa e degustar uma boa comida caseira, regada a um bom vinho; sempre com moderação.
Também é agradável sair na companhia dos amigos para ambientes para esta época do ano onde há calefação para conversar e divertir-se sempre na expectativa de olhar para rua através de uma fresta e presenciar o espetáculo da natureza ver a neve caindo em flocos maravilhosos e registrar este momento através de uma bela foto inesquecível.
Outros simplesmente, preferem permanecer em suas casas e olhar um bom filme, ouvir uma boa música ou ler um maravilhoso livro, escrever algo inspirador e conversar entre família. Para completar esticar por longas horas um sono aconchegante e reparador das energias sem a preocupação da escravidão das horas do relógio.
O inverno da Região gelada do Brasil é cheio de contrastes.
Portanto assim é o inverno essa estação climática de muitos contrastes que tem também os seus dois lados o primeiro que notamos é o negativo, mas analisando melhor o inverno apresentam muito mais atrativos positivos que nos faz felizes e nos ajuda aprender viver com o ritmo e a sabedoria da natureza.
É mais um ciclo natural que se renova a cada ano e nos traz surpresas muitas delas desagradáveis, outras agradáveis e neste ritmo levamos a nossa vida andamos segundo a batuta da natureza que podemos compor uma meta própria a seguir sem desgastes, sobretudo aproveitando o melhor do inverno para vivermos saudáveis.
Comentários
Postar um comentário
Por gentileza deixe seu comentário é muito importante para nosso trabalho.