Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

A lenda do chefe Fujão.

Da Política às Pistas de Fuga. Em Fugópolis, a capital da esperteza e do desaparecimento, reinava supremo o Chefe Fujão. Desde a infância, ele era um mestre da camuflagem, capaz de se transformar em uma poça d'água ou num grão de areia quando a situação apertava. Na escola, enquanto os outros faziam lição de casa, ele estava ocupado traçando rotas de fuga por baixo da carteira. Ao ingressar nas forças armadas, sua carreira foi uma comédia de erros, ou melhor, de fugas. Ao invés de defender a pátria, ele defendia seu próprio umbigo, desertando em missões importantes para ir pescar. Seus superiores, exasperados, o expulsaram com um sorriso amarelo e um conselho: "Vá pescar em outro rio!" A política foi o próximo capítulo dessa saga épica. Eleito deputado, Fujão se dedicou a uma atividade insuspeita: a arte de não fazer nada. Seus discursos eram tão longos e incoerentes que até os próprios colegas cochilavam. Mas sua maior habilidade era a de parecer ocupado enquanto bocejav

O homem é um ser suscetível a derrotas.

Todos os homens, têm uma capacidade impressionante de erguer e retornar o caminho da vida.

A imagem de fundo verde diz: homem.
A imagem diz: homem.


O homem é um ser completo e por ser pleno; também existem alguns predicados e realidades que os acompanham nas suas lutas diárias. Geralmente sempre estar suscetível a não somente as grandes vitórias como todos almejam, mas, surgem as derrotas que machucam profundamente a alma e derrubam como nocaute a vida. 

Dependendo do tipo de derrota, muitos homens conseguem com maior facilidade se erguer e continuar a vida. Ainda a permanecer as marcas da derrota; que não saem e nem no lento passar do tempo. Outras pessoas dependendo da condição da derrota têm muitas dificuldades de retornar à vida habitual com mais facilidade. Muitos destes necessitam de ajuda de profissionais para conseguir reencontrar novamente o caminho da vida normal.

A palavra derrota deveria ser excluída dos dicionários.
 

No dicionário dos seres humanos, não deveria constar este vocábulo derrota; apenas vitória. Mesmo não querendo que ele não exista, nenhum consegue escapar uma vez ou outra e confronta, a várias derrotas tais como: inesperadas, inevitáveis, inexplicáveis e de todas as espécies. Todos são ainda espreitados pela derrota durante o viver. Ela é exímia em apanhar todos, para os golpear naqueles momentos, os quais todos os homens, ao menos preparados, isto é, do ponto de vista financeiro e psicológico. Estas circunstâncias ocorrem em dias súbitos para fragilizar parcial ou definitivamente a vida de todos os seres humanos.

As derrotas aparecem nos momentos imprevisíveis.

 

Entretanto, no decorrer da existência os homens se deparam nas derrotas que não estavam em seus planos. Elas aparecem quando instantaneamente se pensam que estão definitivamente seguros e nada poderá ocorrer. Aqui acontecem os fatos inusitados porque geralmente se vive na imprudência e não se preparam para o amanhã. A maioria das pessoas vive simplesmente o hoje e deixam de pensar no que poderá ocorrer nas próximas horas, dias ou meses. 

Muitos entes vivem na imprevisibilidade, não fazem uma organização do financeiro e quando os fatos brotam a única coisa a fazer é se lamentar. Ah! Poderia ter feito isto ou aquilo, deveria ter poupado, necessitaria ter construído assim ou assado, não precisaria a ter andado em alta velocidade, pensaria melhor e não tivesse misturado álcool com direção, esforçar a estudar e pensado melhor. Hoje não estaria a passar diante destas dificuldades, “se o arrependimento matasse, estaria morto”.

 

Aliás, ninguém nunca está preparado para as derrotas.

 

Todos sabem que elas existem, não querem aceitar e preferem não dar muita atenção para tais coisas negativas. Todavia, é mais cômodo procurar sempre o melhor para a vida, a vitória. É algo extremamente compreensível para todos os entes humanos. Evidentemente todos querem o melhor. O mais perfeito é sem dúvida, alcançar a vitória. Todos almejam vitórias em tudo e ininterruptamente. Infelizmente na realidade nem sempre é assim. Quantas vezes todos são surpreendidos por derrotas de algo, que já está a se comemorar antecipadamente. Quando vem o resultado são decepcionados é agora, que todos precisam ser fortes e necessitam do apoio de quem se amam ou dos amigos para ajudar a tocar a vida para frente. Devemos aprender administrar com seriedade as derrotas para que elas não derrotem para sempre. Contudo, façam delas um ótimo aprendizado para serem vitoriosos em tudo que querem e nos tornar vencedores. Todos têm potencial para ser fortes e guerrear contra qualquer tipo de derrota que venha a surpreender. Todavia, visto que todos são dotados de um cérebro inteligente e desconhecido por nós mesmos, capazes de fazer coisas incríveis para a vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

A família Barros no Brasil e no mundo.

O apelo é desafiador. Família Barros. Após diversos apelos de familiares, amigos e descendentes da Família Barros, solicitamos realizar uma pesquisa e elaboração de um artigo sobre nossas origens. Agora tomei coragem e assumi esta responsabilidade de efetuar este trabalho. Uma tarefa desafiadora, mas, ao mesmo tempo, muito interessante para conhecermos nossas raízes. Em psicologia, é possível compreender a inquietude provocada pela busca do homem por sua identidade familiar. A curiosidade de saber onde estamos, de onde viemos e de onde as nossas origens foram originadas é dever do ser humano. É uma tarefa difícil, mas, gradualmente, vou construindo essa trajetória histórica. Informo que este é um trabalho de análise histórica genérica e não uma genealogia de uma família específica.  Dessa forma, considero este trabalho como um esforço inicial, dada a magnitude desta família, que está dispersa pelo Brasil e pelo mundo.  No entanto, acredito que ele pode ser aprimorado com a ajuda dos le