Análise crítica do comunismo e seus impactos na história A caricatura de caricatura de Karl Marx. A história da humanidade é uma jornada constante em busca de sistemas sociais mais justos e equitativos. O comunismo e o capitalismo, duas ideologias antagônicas, emergiram como as principais propostas para organizar a sociedade. Enquanto o capitalismo privilegia a propriedade privada, a livre iniciativa e a acumulação de capital, o comunismo defende a abolição das classes sociais, a coletivização dos meios de produção e a distribuição igualitária da riqueza. Essa dicotomia ideológica, que moldou o século XX, continua a ecoar nos debates contemporâneos sobre as desigualdades sociais, a globalização e o papel do Estado. As crises globais, como a pandemia de COVID-19, reavivou o debate sobre os modelos econômicos e sociais, levando muitos a questionarem se as ideias comunistas, embora controversas, podem oferecer respostas para os problemas contemporâneos. Neste trabalho, exploraremos as ori...
A reforma protestante e suas consequências no mundo contemporâneo.
Martin Luther o pai da Reforma Protestante. |
A Reforma Protestante foi uma legítima revolução histórica de embasamento religioso que implodiu as velhas estruturas doutrinárias de dominação católica sobre os povos da Idade Média. Esta revolução eclesiástica, ocorreu no ano de 1517, mas continua a ter desdobramentos incontroláveis atualmente. São quinhentos anos de muitos acontecimentos marcantes na história da igreja após reforma. Este fato histórico ganhou notabilidade no mundo durante séculos, no campo religioso.
Muitas teses e escritos já foram elaborados sobre a Reforma Protestante.
Muitas teses já foram escritas e defendidas cada uma traçando e expondo as ideias dos pensadores interessados em defenderem seus pontos de vistas ideológicos religiosos. Os livros que analisam este fato rumoroso não fazem diferentes. Todos eles trazem em sua envergadura uma defesa destemida, nas entrelinhas, deste ou daquele pensamento religioso. Isto somente vem a demonstrar como foi controvertido este fato histórico que estremeceu e ainda mexe com o pensar do povo do mundo inteiro. Praticamente tudo o que tenha sido escrito até agora e os próximos escritos que têm o intuito de reescrever esta história que mudou o pensar teológico, certamente não serão distintos. Não haverá quem consiga discorrer uma tese puramente excetua de qualquer linha eclesiástica. Nunca terá a mesma isenção ideológica e religiosa. É um assunto histórico muito suscetível para: falar ou escrever a respeito deste episódio que polarizou o mundo cristão na primeira fase em isenção absoluta. Sem que no âmago da questão não se haja uma mínima tendência, para um lado ou outro.
É quase impossível escrever sobre a Reforma protestante sem isenção ideológica.
Igreja Luterana e sua arquitetura do estilo gótico. |
Igreja Luterana e sua arquitetura do estilo gótico.
Nesta matéria irei tentar fazer uma análise deste grandioso acontecimento histórico procurando fixar o máximo na isenção deste marco religioso. Contudo, serei passivo de nem perceber de estar incorrendo no mesmo erro dos demais pensadores ao escrever este artigo, pois não sou perfeito. Quem ler perceberá com mais facilidade onde fui tendencioso para um lado ou outro.
Analisar o panorama histórico que fez explodir esta reforma religiosa de grande imponência teológica, necessariamente é obrigado a retroceder ao contexto histórico da época para uma compreensão das sequências dos fatos. Imperativo que os leitores ampliem minuciosamente esta época. Fazer isto aqui se tornaria muito extenso o texto. As consequências desta inevitável Reforma continuam ecoando até os dias atuais; sem previsão de um ponto final. O contexto e os fatos históricos que contribuíram para que eclodisse a reforma protestante eram bastante perceptíveis e favoráveis para a qualquer momento acontecesse à divisão religiosa da igreja católica em força máxima. O ambiente de descontentamento no meio eclesiástico criou um clima e um solo fértil propício na época, para serem lançadas as sementes, bem antes da conhecida pré-reforma. Iniciada por Pedro Valdo, de maneira individual, em razão de ter mandado traduzir a Bíblia do original para uma linguagem simples, provavelmente o francês, uma iniciativa que tomou forma coletiva nos anos seguintes por pensadores relevantes que combatiam os desmandos do catolicismo. Entre tantos podemos citar John Wycliffe e outros que juntamente com seus seguidores se empenharam em acelerá-la a Reforma Protestante que mudaria e dividiria o mundo cristão.
O panorama histórico de 1517 na Europa.
Nesta época a Europa estava em efervescência política, social, cultural, econômica e principalmente no campo religioso. Toda esta ebulição era movida por descontentamento e uma avidez por mudanças urgentes em todos estes campos das necessidades humanas. O terreno estava pronto para que alguém corajoso tomasse a iniciativa e pudesse dar o primeiro impulso para as mudanças ocorressem irreversivelmente. O protagonista deste marco histórico da Reforma Protestante foi teólogo, alemão Martin Luther em português Martinho Lutero. Lutero foi um dos grandes pensadores da área teológica, considerado um grande revolucionário que sacudiu as bases do poder religioso da Europa do século XVI. Todos sabem dos pontos nevrálgicos que eram as grandiosas divergências de Lutero contra o poder central religioso romano; que não aceitava o modo de pensar e agir da Igreja Católica da época. Foi quando em 31/10/ 1517, ele pregou na porta da igreja no famoso castelo de Württemberg as 95 teses que propunha uma profunda reforma no catolicismo. A partir de então foi lançado em definitivo à Reforma Protestante.
Antes havia um cenário de uma religião única repleta de erros inaceitáveis aos olhos dos teólogos e da população esclarecida. No olho do furacão estava Lutero o estadista que fez a igreja tomar novos rumos, novas divisões e subdivisões. Lutero recebeu um massivo apoio das igrejas e dos governantes europeus. Juntamente com o apoio de religiosos como João Calvino e Ulrico Zuínglio. Os desdobramentos desta ação corajosa foram enormes desde aquela época aos dias contemporâneos.
Neste período foi convocado o Concílio de Trento que resultou em medidas práticas e violentas como a conhecida Contrarreforma, um movimento truculento para evitar a expansão das ideias dos reformadores pela a Europa e outras nações. Foi criado o tribunal da inquisição liderado pelos jesuítas para atuarem de forma drástica ao crescimento do protestantismo pelo mundo. Nesta época os censores andavam soltos e muitos pensadores e gente simples, mas que pensavam diferentes foram julgados e condenados à fogueira. Vários massacres ocorreram pelo mundo afora. O mais conhecido e violento foi o massacre da noite de São Bartolomeu. Além das inúmeras, grandes e cruéis perseguições que vitimou muita gente adeptas a Reforma Protestante.
Outro cenário que surgiu após esta turbulenta reforma foi à criação de uma nova igreja oposicionista aos poderes da igreja de Roma, uma das consequências óbvia e natural. Também muitas outras igrejas nasceram por divergências doutrinárias e muitas e muitas outras ramificações brotaram no decorrer destes cinco séculos e certamente muitas outras hão de nascer cada qual criando sua própria doutrina. Muitas tendo profundos e acurados conhecimentos de bases teológicas, mas outras vazias de embasamentos doutrinários e principalmente em conhecimento da Teologia. Infelizmente são igrejas que pregam uma doutrina fora dos fundamentos das sagradas escrituras e mantém multidões de seguidores sobre o condicionamento da pressão, intimidação e do medo. Além dos mais algumas ramificações transformam seus templos em verdadeiros comércios utilizando até máquinas de cartões de créditos para recolher o dízimo e outras coisas que são comercializadas nos templos religiosos extorquindo escandalosamente seus seguidores. O mais grave que pastores destas igrejas faz uso da Santa Palavra de Deus para tentar fundamentar esta prática enriquecedora, mas abominável, aos seus seguidores e principalmente ao Deus soberano.
As consequências da Reforma Protestante continuam na contemporaneidade.
As 95 teses de Martin Luther. |
Portanto, a Reforma Protestante derruba os pilares do poder católico da época que estava corrompido e fez nascer um novo pensar religioso formatado já em divisões através dos grupos reformistas. E estas divisões continuam em processo contínuo de mais divisões e subdivisões religiosas na contemporaneidade. Através das criações de novas igrejas de denominações cristãs, mais conhecidas como evangélicas. As grandes maiorias levam a sério os ensinamentos a partir da Bíblia e seus dirigentes ou pastores tem uma exímia formação teológica para ministrarem e procederem ao anúncio da palavra de Deus a todos os povos.
Todavia tem outras igrejas que simplesmente não levam a seriedade dos ensinamentos sagrados, fazem de qualquer jeito. Muitos pastores não são habilitados em Teologia. O Mais grave é que existem muitos pastores que não dispõem de formação superior. E mesmo assim, faz homilia sobre a palavra de Deus, algo que exige seriedade, respeito e conhecimento teológico absoluta com as coisas Sagradas. Outros pastores fazem das igrejas um vergonhoso comércio que escandalizam quem está de fora e passa por perto e resolve fazer uma simples visita. E cada dia se prolifera com muita força estes tipos de igrejas, principalmente nas periferias das regiões metropolitanas de todo o Brasil e no mundo.
Confira anexo das religiões cristãs espalhados pelo mundo.
Lista das religiões de denominações cristãs no mundo |
Catolicismo |
Igreja Católica Apostólica Romana |
Rito latino |
Igreja Católica de Rito Latino |
Ritos orientais |
Igreja Católica Bizantina Albanesa |
Igreja Católica Ítalo-Albanesa |
Igreja Católica Bizantina Bielorrussa |
Igreja Católica Búlgara |
Igreja Católica Bizantina Eslovaca |
Igreja Católica Bizantina Georgiana |
Igreja Católica Bizantina Grega |
Igreja Católica Bizantina Húngara |
Igreja Greco-Católica Melquita |
Igreja Greco-Católica Romena unida com Roma |
Igreja Católica Bizantina Russa |
Igreja Católica Bizantina Rutena |
Igreja Católica Bizantina Sérvia |
Igreja Greco-Católica Ucraniana |
Igreja Maronita |
Igreja Católica Siro-Malancar |
Igreja Católica Síria |
Igreja Caldeia |
Igreja Católica Siro-Malabar |
Igreja Católica Armênia |
Igreja Católica Copta |
Igreja Católica Etíope |
Catolicismo Independente |
Antiga Igreja Católica |
Igreja Católica Apostólica Brasileira |
Igreja Católica Liberal |
Igreja do Oriente |
Igreja Assíria do Oriente |
Cristão Mar Toma |
Igrejas não-Calcedonianas |
Igreja Apostólica Armênia |
Igreja Ortodoxa Copta |
Igreja Ortodoxa Síria |
Igreja Ortodoxa Tewahido da Etiópia |
Igreja Ortodoxa Tewahido da Eritreia |
Igreja Ortodoxa Indiana |
Protestantismo |
Pré-Reforma |
Valdenses |
Hussitas |
Irmãos Morávios |
Protestantismo histórico: |
Luteranos |
Anglicanos |
Reformados |
Zwinglianos |
Calvinistas |
Presbiterianismo |
Congregacionalismo |
Puritanos |
Anabaptistas |
Mennonitas |
Amish |
Desdobramento do Protestantismo |
Batistas |
Pietismo |
Metodistas |
Restauracionismo |
Igrejas de Cristo |
Discípulos de Cristo |
Adventistas |
Igreja Cristã do Advento |
Pentecostalismo |
Pentecostais |
Congregação Cristã no Brasil |
Assembleias de Deus |
Deuteropentecostais |
Igreja Pentecostal Deus é Amor |
Neo pentecostais |
Igreja Universal do Reino de Deus |
Mórmons |
Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias |
Comunidade de Cristo |
Antitrinitarismo |
Cristadelfianos |
Pentecostais do Nome de Jesus |
Testemunhas de Jeová |
Unitarianos |
Arianistas |
Modalistas |
Monarquianistas |
Patripassianistas |
Servetistas |
Socianistas |
Cristianismo Esotérico |
Gnosticismo |
Rosacrucianismo |
Igreja Católica Liberal |
Molokans |
Sociedade Religiosa dos Amigos |
Mensagem de William Branham |
Fonte (Wikipédia) |
Comentários
Postar um comentário
Por gentileza deixe seu comentário é muito importante para nosso trabalho.