Da Política às Pistas de Fuga. Chefe Fujão fugindo da justiça na madrugada. Em Fugópolis, a capital da esperteza e do desaparecimento, reinava supremo o Chefe Fujão. Desde a infância, ele era um mestre da camuflagem, capaz de se transformar em uma poça d'água ou num grão de areia quando a situação apertava. Na escola, enquanto os outros faziam lição de casa, ele estava ocupado traçando rotas de fuga por baixo da carteira. Ao ingressar nas forças armadas, sua carreira foi uma comédia de erros, ou melhor, de fugas. Ao invés de defender a pátria, ele defendia seu próprio umbigo, desertando em missões importantes para ir pescar. Seus superiores, exasperados, o expulsaram com um sorriso amarelo e um conselho: "Vá pescar em outro rio!" A política foi o próximo capítulo dessa saga épica. Eleito deputado, Fujão se dedicou a uma atividade insuspeita: a arte de não fazer nada. Seus discursos eram tão longos e incoerentes que até os próprios colegas cochilavam. Mas sua maior habilid
25/07/1824 o marco da chegada dos alemães para o Vale dos Sinos.
Monumento aos imigrantes do Vale dos Sinos. |
O vale dos sinos comemora o dia da imigração e colonização alemã. Hoje 25 de julho faz 198 anos quando chegaram as primeiras famílias imigrantes alemães em 1824 em São Leopoldo e Vale dos Sinos. Eles foram encarregados de uma missão muito nobre e ao mesmo tempo difícil, promover a colonização dessa área da região sul do Brasil, a província do Rio Grande do Sul.
Essa região estava ameaçada pelos vizinhos e irmãos de origem castelhana. Mais precisamente em 25 de julho de 1824 chegaram a São Leopoldo as margens do Rio dos sinos aproximadamente 39 famílias alemãs. Estes imigrantes eram procedentes de Hunsrück, Saxônia, Württemberg e Coburgo (Baviera) Alemanha. Depois vieram várias outras famílias de diversas partes da Alemanha e que foram trazidas e distribuídas em toda a região do vale dos sinos.
Os imigrantes são responsáveis do desenvolvimento econômico do Vale.
A escultura em Bronze homenageia os primeiros imigrantes alemães no Brasil. |
Hoje o RS e o vale dos sinos devem a sua pujança de uma região desenvolvida aos nossos bravos imigrantes alemães que deram o exemplo de coragem e determinação para construir uma verdadeira nação brasileira, em crescimento e desenvolvimento pleno. Parabéns aos primeiros guerreiros imigrantes dessa terra brasileira. E através de seus bons exemplos; seus descendentes deram continuidade a este trabalho iniciado remotamente pelos os primeiros heróis que colonizaram esta região que não estagnou no tempo, mas que continua em pleno vapor em seu desenvolvimento, gerando condições de qualidade de vida para quem habita esta região banhada pelo rio dos sinos. Todos estão de parabéns porque analisando bem a nossa história particular. Aliás, de uma forma ou de outra; quem reside nesta região do vale dos sinos formamos um lindo mosaico de miscigenação. Então, concluímos que somos todos imigrantes. Mais uma vez parabéns para nós todos por este histórico dia.
Parabéns aos imigrantes que construíram as riquezas no solo gaúcho.
O blog analiseagora homenageia a imigração alemã no Brasil. |
O blog analiseagora presta uma singela homenagem a todos estes bravos imigrantes alemães que chegaram nesta nossa região do sul do Brasil e através de muitas dificuldades naquela época conseguiram de uma forma determinante enfrentando todas as intempéries inesperadas e impulsionaram o desenvolvimento brilhante dessa terra.
Comentários
Postar um comentário
Por gentileza deixe seu comentário é muito importante para nosso trabalho.