Desafios e soluções urgentes para a educação pública no Rio Grande do Sul livro-crise-educacao-professores-rs . O Rio Grande do Sul, que já foi símbolo de excelência educacional no Brasil, enfrenta hoje uma crise multifacetada que ameaça o futuro de seus estudantes, professores e da sociedade na totalidade. Da precarização da infraestrutura ao impacto das enchentes, passando pela desvalorização da carreira docente e a possibilidade de privatização da educação pública, os desafios exigem uma resposta urgente e coletiva. Este artigo explora a gravidade da situação e propõe caminhos para enfrentar esses problemas de forma sustentável e eficaz. O Passado como Modelo de Excelência! Nas décadas de 1960 a 1980, o RS era reconhecido pela qualidade das escolas e pelo compromisso com a formação integral dos alunos, inspirado por práticas trazidas por imigrantes alemães e italianos. Apesar desse histórico de sucesso, o cenário atua...
Neste 28 de outubro de 2012 é dia de segundo turno em 50 cidades brasileiras.
![]() |
Segundo turno das eleições municipais-2012. |
A partir de hoje se redesenha um novo mapa político do poder entre as siglas partidárias que irão administrar os municípios em todo o Brasil por quatro anos. Os eleitos deste ano projetam suas forças políticas para as próximas eleições gerais em 2014. Para Presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e estaduais. As alianças começam serem feitas a partir do novo panorama do poder gerado nas urnas deste ano. Um outro aspecto que deve salientar nas eleições deste ano é o aprimoramento tecnológico das urnas eletrônicas,que resultou em uma apuração veloz dos votos em todo o país.Para o próximo pleito esta velocidade vai ser maior e com mais segurança,adotando o sistema de identificação biométrico dos eleitores em todo o Brasil.Este ano apenas algumas cidades usaram este sistema com sucesso.
Chegou o momento dos novos prefeitos e vereadores mostrarem para a comunidade a que vieram, pois em primeiro de janeiro através da diplomação conferida a todos pela justiça eleitoral. Vai ser dada a largada da maratona na administração municipal até as próximas eleições em 2016. Agora aproximar-se o momento de colocar em prática o prometido em campanha.E também chegou a vez do cidadão cobrar com veemência se novos prefeito fazendo uma administração voltada exclusivamente para a comunidade,com transparência e acima de tudo pautada pelo zelo e ética, com o bem comum.
Pois todos os recursos de cada município não pertencem ao prefeito e aos vereadores, são da comunidade e como tal deve ser cuidado e investido nas políticas publicas para atender o nosso povo carente das necessidades básicas, nas áreas da educação, saúde, segurança, habitação, transporte, lazer, etc. Aqui que entra a função dos novos vereadores além de legislar em causa pública, imprescindível que exerçam uma rigorosa e ostensiva fiscalização dos atos do prefeito e principalmente, onde,como,quando e estão sendo aplicado o dinheiro da comunidade.
O fim de mais uma eleição significa o começo dos cidadãos fiscalizarem os trabalhos dos eleitos.
Portanto, isto não significa que o cidadão esteja isento desta função de fiscalizador permanente, pelo contrário; para evitar qualquer indicio de corrupção todos tem que ficar atentos às ações dos dois poderes no município. Hoje o nosso país dispõe de leis que pune com rigor o gestor público que cometer ações ilegítimas, com a cassação e perca dos direitos políticos e reclusão. Tomara que nenhum eleito este ano cometa algo neste sentido.Que todos sejam os guardiões e sejam zelos com as coisas publicas e façam uma administração voltada para o povo e com o povo. Parabéns a todos os eleitos e viva a democracia brasileira.
Comentários
Postar um comentário
Por gentileza deixe seu comentário é muito importante para nosso trabalho.