Da Política às Pistas de Fuga. Em Fugópolis, a capital da esperteza e do desaparecimento, reinava supremo o Chefe Fujão. Desde a infância, ele era um mestre da camuflagem, capaz de se transformar em uma poça d'água ou num grão de areia quando a situação apertava. Na escola, enquanto os outros faziam lição de casa, ele estava ocupado traçando rotas de fuga por baixo da carteira. Ao ingressar nas forças armadas, sua carreira foi uma comédia de erros, ou melhor, de fugas. Ao invés de defender a pátria, ele defendia seu próprio umbigo, desertando em missões importantes para ir pescar. Seus superiores, exasperados, o expulsaram com um sorriso amarelo e um conselho: "Vá pescar em outro rio!" A política foi o próximo capítulo dessa saga épica. Eleito deputado, Fujão se dedicou a uma atividade insuspeita: a arte de não fazer nada. Seus discursos eram tão longos e incoerentes que até os próprios colegas cochilavam. Mas sua maior habilidade era a de parecer ocupado enquanto bocejav
Neste 28 de outubro de 2012 é dia de segundo turno em 50 cidades brasileiras.
Segundo turno das eleições municipais-2012. |
A partir de hoje se redesenha um novo mapa político do poder entre as siglas partidárias que irão administrar os municípios em todo o Brasil por quatro anos. Os eleitos deste ano projetam suas forças políticas para as próximas eleições gerais em 2014. Para Presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e estaduais. As alianças começam serem feitas a partir do novo panorama do poder gerado nas urnas deste ano. Um outro aspecto que deve salientar nas eleições deste ano é o aprimoramento tecnológico das urnas eletrônicas,que resultou em uma apuração veloz dos votos em todo o país.Para o próximo pleito esta velocidade vai ser maior e com mais segurança,adotando o sistema de identificação biométrico dos eleitores em todo o Brasil.Este ano apenas algumas cidades usaram este sistema com sucesso.
Chegou o momento dos novos prefeitos e vereadores mostrarem para a comunidade a que vieram, pois em primeiro de janeiro através da diplomação conferida a todos pela justiça eleitoral. Vai ser dada a largada da maratona na administração municipal até as próximas eleições em 2016. Agora aproximar-se o momento de colocar em prática o prometido em campanha.E também chegou a vez do cidadão cobrar com veemência se novos prefeito fazendo uma administração voltada exclusivamente para a comunidade,com transparência e acima de tudo pautada pelo zelo e ética, com o bem comum.
Pois todos os recursos de cada município não pertencem ao prefeito e aos vereadores, são da comunidade e como tal deve ser cuidado e investido nas políticas publicas para atender o nosso povo carente das necessidades básicas, nas áreas da educação, saúde, segurança, habitação, transporte, lazer, etc. Aqui que entra a função dos novos vereadores além de legislar em causa pública, imprescindível que exerçam uma rigorosa e ostensiva fiscalização dos atos do prefeito e principalmente, onde,como,quando e estão sendo aplicado o dinheiro da comunidade.
O fim de mais uma eleição significa o começo dos cidadãos fiscalizarem os trabalhos dos eleitos.
Portanto, isto não significa que o cidadão esteja isento desta função de fiscalizador permanente, pelo contrário; para evitar qualquer indicio de corrupção todos tem que ficar atentos às ações dos dois poderes no município. Hoje o nosso país dispõe de leis que pune com rigor o gestor público que cometer ações ilegítimas, com a cassação e perca dos direitos políticos e reclusão. Tomara que nenhum eleito este ano cometa algo neste sentido.Que todos sejam os guardiões e sejam zelos com as coisas publicas e façam uma administração voltada para o povo e com o povo. Parabéns a todos os eleitos e viva a democracia brasileira.
Comentários
Postar um comentário
Por gentileza deixe seu comentário é muito importante para nosso trabalho.