O Brasil anfitrião da copa terá como mascote
o Tatu-bola.
Tatu-bola mascote em extinção no Brasil. |
Em tempos de copa do mundo cada
país sede cria sua própria mascote para traduzir a realidade fiel da nação,
seja de uma forma cômica para denunciar uma conjuntura ou até mesmo reivindicar
um fato. No caso do Brasil, o país anfitrião da copa de 2014 tem uma meta bem
definida e real. Os organizadores souberam explorar bem esta ideia a serviço do
meio ambiente. Escolheram o animal tatu-bola como símbolo oficial da copa do
mundo. Esta preferência por esta espécie foi bem pensada tendo como mote o que
foi discutido neste ano, com o mundo no RIO+20 a biodiversidade.
O tatu-bola é um animal que está
presente em alguns Estados do Nordeste e do cerrado brasileiro. O mais
conhecido pela população é o chamado “tatu-bola
da caatinga, uma referência um tipo de vegetação nordestina brasileira,
mas do ponto de vista científico ele é conhecido na zoologia como da espécie:
Tolypeutes Tricinctus e chega a medir 30 cm a 50 cm de comprimento pesando a 1,
2 quilo. Sua alimentação preferida é composta de gostosos formigueiros e cupins”
O tatu-bola pede socorro para não ser extinto.
Por isso escolheram o animal tatu- bola, como símbolo de luta pela preservação desta espécie ameaçada de extinção do seu habitat. É o esporte auxiliando a natureza, neste nobre ofício de uma forma transparente colocando o meio ambiente como linha de frente utilizando algo do nosso ecossistema como ícone de debate entre as nações.
A copa de 2014 já está servindo indiretamente como um grande canal admirável nesta discussão atual em prol da natureza. É o futebol entrando com força total, numa extraordinária dimensão na luta pelos animais ameaçados de destruição na fauna nacional.
O mundo vai agora através do ritmo do futebol, em especial a copa de 2014, conhecer melhor este animal bem parecido como uma bola. Ele tem o seu ritmo próprio promovendo sua defesa, do seu jeito ímpar para se proteger dos predadores e continuar vivendo e multiplicando com mais segurança no seu meio ambiente específico.
Este bioma que permanece no esquecimento agora tem está excelente oportunidade para despertar uma ampla atenção da comunidade científica e ambientalistas, para uma ampla campanha internacional em favor da preservação da espécie. Através deste monumental evento da copa do mundo no Brasil, este animal será a grande estrela do evento.
Todos os turistas que vierem
assistir aos jogos, certamente irão levar uma réplica da mascote e vai
despertar um interesse para estudar e conhecer melhor o nosso tatu-bola.
O tatu-bola será divulgado durante a copa e todos comessem a zelar pela sua preservação.
Portanto, de alguma forma o tatu-bola, estará presente na mídia e com isso os ambientalistas brasileiros e do mundo, terão a maior oportunidade para uma ampla divulgação e reivindicar soluções dos governantes soluções urgentes e eficazes para essa questão séria em que está vivendo esta espécie de tatu-bola em nosso Brasil. A copa do mundo de 2014, além de alegrar a população com a modalidade esportiva mais popular do mundo, o futebol. Vai também deixar alguns marcos importantes no país, entre tantos, o meio ambiente não vai passar despercebido, a mascote do tatu- bola entrou em cena pedindo socorro ao planeta. Esta escolha não é mera coincidência, o animal por possuir um formato de bola quando luta para sobreviver, nos deixa transparecer um bom indicativo de vitória. Pois a bola logo tem tudo a ver com o país do futebol. É um magnânimo incentivo para que ritmo da sustentabilidade do nosso ecossistema estimule nossos atletas, despertem a consciência ecológica e vislumbra o caminho de mais uma conquista brasileira ao hexacampeonato mundial embalado por todos os sons e ritmos mundiais inclusive do nosso ilustre, atualmente não mais desconhecido tatu- bola.
Comentários
Postar um comentário
Por gentileza deixe seu comentário é muito importante para nosso trabalho.