Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

A lenda do chefe Fujão.

Da Política às Pistas de Fuga. Chefe Fujão fugindo da justiça na madrugada. Em Fugópolis, a capital da esperteza e do desaparecimento, reinava supremo o Chefe Fujão. Desde a infância, ele era um mestre da camuflagem, capaz de se transformar em uma poça d'água ou num grão de areia quando a situação apertava. Na escola, enquanto os outros faziam lição de casa, ele estava ocupado traçando rotas de fuga por baixo da carteira. Ao ingressar nas forças armadas, sua carreira foi uma comédia de erros, ou melhor, de fugas. Ao invés de defender a pátria, ele defendia seu próprio umbigo, desertando em missões importantes para ir pescar. Seus superiores, exasperados, o expulsaram com um sorriso amarelo e um conselho: "Vá pescar em outro rio!" A política foi o próximo capítulo dessa saga épica. Eleito deputado, Fujão se dedicou a uma atividade insuspeita: a arte de não fazer nada. Seus discursos eram tão longos e incoerentes que até os próprios colegas cochilavam. Mas sua maior habilid

Tatu-bola é o mascote em extinção.

O Brasil anfitrião da copa terá como mascote o Tatu-bola. 

Tatu-bola mascote em extinção no Brasil.
Tatu-bola mascote em extinção no Brasil.

Em tempos de copa do mundo cada país sede cria sua própria mascote para traduzir a realidade fiel da nação, seja de uma forma cômica para denunciar uma conjuntura ou até mesmo reivindicar um fato. No caso do Brasil, o país anfitrião da copa de 2014 tem uma meta bem definida e real. Os organizadores souberam explorar bem esta ideia a serviço do meio ambiente. Escolheram o animal tatu-bola como símbolo oficial da copa do mundo. Esta preferência por esta espécie foi bem pensada tendo como mote o que foi discutido neste ano, com o mundo no RIO+20 a biodiversidade.

O tatu-bola é um animal que está presente em alguns Estados do Nordeste e do cerrado brasileiro. O mais conhecido pela população é o chamado tatu-bola da caatinga, uma referência um tipo de vegetação nordestina brasileira, mas do ponto de vista científico ele é conhecido na zoologia como da espécie: Tolypeutes Tricinctus e chega a medir 30 cm a 50 cm de comprimento pesando a 1, 2 quilo. Sua alimentação preferida é composta de gostosos formigueiros e cupins


O tatu-bola pede   socorro para não ser extinto.


Por isso escolheram o animal tatu- bola, como símbolo de luta pela preservação desta espécie ameaçada de extinção do seu habitat. É o esporte auxiliando a natureza, neste nobre ofício de uma forma transparente colocando o meio ambiente como linha de frente utilizando algo do nosso ecossistema como ícone de debate entre as nações. 

A copa de 2014 já está servindo indiretamente como um grande canal admirável nesta discussão atual em prol da natureza.  É o futebol entrando com força total, numa extraordinária dimensão na luta pelos animais ameaçados de destruição na fauna nacional. 

O mundo vai agora através do ritmo do futebol, em especial a copa de 2014, conhecer melhor este animal bem parecido como uma bola. Ele tem o seu ritmo próprio promovendo sua defesa, do seu jeito ímpar para se proteger dos predadores e continuar vivendo e multiplicando com mais segurança no seu meio ambiente específico. 

Este bioma que permanece no esquecimento agora tem está excelente oportunidade para despertar uma ampla atenção da comunidade científica e ambientalistas, para uma ampla campanha internacional em favor da preservação da espécie. Através deste monumental evento da copa do mundo no Brasil, este animal será a grande estrela do evento.  

Todos os turistas que vierem assistir aos jogos, certamente irão levar uma réplica da mascote e vai despertar um interesse para estudar e conhecer melhor o nosso tatu-bola.

O tatu-bola será divulgado durante a copa e todos comessem a zelar pela sua preservação. 

Portanto, de alguma forma o tatu-bola, estará presente na mídia e com isso os ambientalistas brasileiros e do mundo, terão a maior oportunidade para uma ampla divulgação e reivindicar soluções dos governantes soluções urgentes e eficazes para essa questão séria em que está vivendo esta espécie de tatu-bola em nosso Brasil. A copa do mundo de 2014, além de alegrar a população com a modalidade esportiva mais popular do mundo, o futebol. Vai também deixar alguns marcos importantes no país, entre tantos, o meio ambiente não vai passar despercebido, a mascote do tatu- bola entrou em cena pedindo socorro ao planeta. Esta escolha não é mera coincidência, o animal por possuir um formato de bola quando luta para sobreviver, nos deixa transparecer um bom indicativo de vitória. Pois a bola logo tem tudo a ver com o país do futebol. É um magnânimo incentivo para que ritmo da sustentabilidade do nosso ecossistema estimule nossos atletas, despertem a consciência ecológica e vislumbra o caminho de mais uma conquista brasileira ao hexacampeonato mundial embalado por todos os sons e ritmos mundiais inclusive do nosso ilustre, atualmente não mais desconhecido tatu- bola. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

A família Barros no Brasil e no mundo.

O apelo é desafiador. Família Barros. Após diversos apelos de familiares, amigos e descendentes da Família Barros, solicitamos realizar uma pesquisa e elaboração de um artigo sobre nossas origens. Agora tomei coragem e assumi esta responsabilidade de efetuar este trabalho. Uma tarefa desafiadora, mas, ao mesmo tempo, muito interessante para conhecermos nossas raízes. Em psicologia, é possível compreender a inquietude provocada pela busca do homem por sua identidade familiar. A curiosidade de saber onde estamos, de onde viemos e de onde as nossas origens foram originadas é dever do ser humano. É uma tarefa difícil, mas, gradualmente, vou construindo essa trajetória histórica. Informo que este é um trabalho de análise histórica genérica e não uma genealogia de uma família específica.  Dessa forma, considero este trabalho como um esforço inicial, dada a magnitude desta família, que está dispersa pelo Brasil e pelo mundo.  No entanto, acredito que ele pode ser aprimorado com a ajuda dos le