Da Política às Pistas de Fuga. Chefe Fujão fugindo da justiça na madrugada. Em Fugópolis, a capital da esperteza e do desaparecimento, reinava supremo o Chefe Fujão. Desde a infância, ele era um mestre da camuflagem, capaz de se transformar em uma poça d'água ou num grão de areia quando a situação apertava. Na escola, enquanto os outros faziam lição de casa, ele estava ocupado traçando rotas de fuga por baixo da carteira. Ao ingressar nas forças armadas, sua carreira foi uma comédia de erros, ou melhor, de fugas. Ao invés de defender a pátria, ele defendia seu próprio umbigo, desertando em missões importantes para ir pescar. Seus superiores, exasperados, o expulsaram com um sorriso amarelo e um conselho: "Vá pescar em outro rio!" A política foi o próximo capítulo dessa saga épica. Eleito deputado, Fujão se dedicou a uma atividade insuspeita: a arte de não fazer nada. Seus discursos eram tão longos e incoerentes que até os próprios colegas cochilavam. Mas sua maior habilid
A fumaça do cigarro possui mais de quartas mil substâncias venenosas que mata o fumante lentamente.
Do cachimbo sai a fumaça venenosa que mata os fumantes. |
Cada ano é divulgado, dados assustosos de óbitos, tanto no Brasil, quanto em relação ao mundo.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS)20% da população mundial são fumantes, em números chega aos dígitos, de 1,1 bilhões de dependentes. São feitas projeções macabras para o século XXI, no ritmo pessimista, contaremos um número aterrorizante de que giram em torno de um bilhão de mortos entre fumantes ativos e passivos. Segundo a (OMS) são 6 milhões de pessoas que morem envenenadas pelas as substancias do cigarro. O nosso país entra neste bolo catastrófico, assumindo, uma fatia, fúnebre de 18,8% da população, sendo a maioria homens com percentual de 27,7% e mulheres com a corta de 16%%, pessoas dependentes desta maléfica fumaça que mata, mas que em alguns casos podem ser revertidos. Infelizmente são dados preocupantes, que exige dos nossos governantes, políticas públicas incisivas, que visa a erradicar, dentro de um processo gradual de conscientização dos malefícios, que trazem para o ser humano, às vezes desprovido de orientações e assistência sérias.Hoje imprensa brasileira destaca dados inquietantes. “Em 2011 o país gastou 21 bilhões com pacientes com todos os tipos de doenças provocadas pelo fumo. As despesas foram 30% do orçamento do Ministério da Saúde, 3,5% superiores o que a Receita Federal arrecadou do imposto dos derivados do tabagismo” (fonte: ACT). É simplesmente uma vergonha nacional, esta planta tem que ser extinta do mundo.
Cada vez mais se descobre novas doenças provocadas pelo tabaco. Há informação da composição química do cigarro, que já passam de 4.7 mil substâncias, todas elas com alto poder ativo de desenvolver câncer em todo o organismo. Alguma substância deixa o cigarro mais atraente, até com sabores, porém, mais e mais fatal ao frágil sistema imunológico dos fumantes. Para os dependentes do tabaco segue alguns números que provocam medo em verificar
+ A produção do fumo responde por 5% do total de florestas desmatadas nos países em desenvolvimento
+ Para cada 300 cigarros produzidos, uma árvore é queimada
+ Pontas de cigarro correspondem a até 50% de todo o lixo coletado em ruas e rodovias
+ 48% dos familiares dos agricultores de lavouras de fumo sofrem de problemas de saúde associados ao uso de substâncias químicas, como dores de cabeça persistentes e vômitos
+ 25% de todos os incêndios são provocados por pontas de cigarros acesas, tanto domésticas quanto em matas e florestas
+ Fumantes passivos têm risco 30% maior de desenvolver câncer de pulmão, 30% mais chance de sofrerem doenças cardíacas e 25% a 35% mais riscos de terem doenças coronarianas agudas" (fonte: inca)
Outros dados horrorosos do cigarro:
+ Que o tabagismo está ligado a 50 tipos de doenças como câncer de pulmão, de boca e de faringe, além de problemas cardíacos?
+ Que, no Brasil, 23 pessoas morrem por hora em virtude de doenças ligadas ao tabagismo?
+ Que crianças com sete anos de idade nascidas de mães que fumaram 10 ou mais cigarros por dia durante a gestação apresentam atraso no aprendizado quando comparadas a outras crianças? (Fonte: Ministério da Saúde)
Diante deste quadro tenebroso, ainda o fumante possui tempo para mudar esta realidade decadente, para quem está enquadrado nesta situação de perigo.
A maquina de fazer fumaça mortífera. |
Comentários
Postar um comentário
Por gentileza deixe seu comentário é muito importante para nosso trabalho.